Ordem do Dia: Projeto sobre Plano Cicloviário segue à sanção do governo

Imagem: Pauta da votação é divulgada antecipadamente no site oficial e no Diário Oficial
Pauta da votação é divulgada antecipadamente no site oficial e no Diário Oficial
18/05/2022 - 11:26 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar

Na Ordem de Dia desta quarta-feira (18), os deputados apreciaram oito propostas, sendo três em redação final, um em segunda discussão, três em primeira discussão e apenas um em discussão única. Clique aqui para saber em detalhes como funciona a tramitação de um projeto de lei.

Redação final

Em redação final, o Projeto de Decreto Legislativo 4/2022, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB) foi aprovado por unanimidade. A proposta dispõe sobre as diretrizes a serem observadas na elaboração do Plano Cicloviário do Estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de disciplinar a implementação de infraestrutura para o trânsito de bicicletas, ciclos e similares nas rodovias estaduais. Segue à sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Também em redação final, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 417/2021, que versa sobre o risco à atividade de atirador desportivo, integrante de entidades de desporto legalmente constituídas. Aprovada por maioria, a proposta segue à sanção do governador. O projeto é de autoria dos deputados João Henrique (PL) e Coronel David (PL) e contém de forma apensada o Projeto de Lei 22/2022, do deputado Capitão Contar (PRTB), que considera a atividade dos colecionadores, atiradores e caçadores como de risco.

De autoria também do deputado Capitão Contar, o Projeto de Lei 212/2020 foi aprovado em redação final. A proposta dispõe sobre o acesso à informação, objetivando, segundo o parlamentar, de garantir o “acesso às informações e documentos necessários para fiscalização dos atos e recursos públicos” e “colaborar com esse processo de mudança de mentalidade de gestores públicos”. Da mesma forma, a proposta segue à sanção governamental.

Segunda discussão

Em segunda discussão, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 101/2022, do Poder Executivo. A proposta autoriza o Estado a doar com encargos ao município de Paranaíba um imóvel de sua propriedade, correspondente a um prédio escolar e seu respectivo terreno. A doação objetiva regularizar a ocupação do prédio, onde, há 20 anos, está instalada a Escola Municipal Professora Maria Luiza Corrêa Machado. Segue ao expediente.

Primeira discussão

Em primeira discussão o Projeto de Lei 205/2021, do deputado Evander Vendramini (PP), que dispõe sobre a forma e a apresentação da Bandeira de Mato Grosso do Sul foi aprovado.  Conforme a justificativa, a “Bandeira Estadual pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos sul-mato-grossenses, de caráter oficial ou particular”. A matéria segue para análise das comissões de mérito.

Outra proposta votada em primeira discussão é o Projeto de Lei 407/2021, do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que altera a e acrescenta dispositivos à Lei 5.215/2018, que institui o mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, denominado “Junho Prata”, no que tange a incluir no texto dispositivos para a promoção da importância de se preservar as relações familiares e laços afetivos. Segue para análise das comissões de mérito.

Outra matéria do deputado Antonio Vaz foi apreciada e votada em primeira discussão. Trata-se do Projeto de Lei 86/2022, que autoriza o Poder Executivo “a manter exemplares da Bíblia Sagrada nas unidades escolares". O projeto teve parecer contrário por maioria da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Por maioria de votos contrários, ao parecer contrário, a proposta segue tramitação para análise das comissões de mérito.

Discussão única

Os parlamentares também votaram em discussão única o Projeto de Lei 91/2022, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB). A proposta denomina “3º Sargento José Aparecido Alves” o prédio que abriga o quartel da Polícia Militar Ambiental em Cassilândia. Aprovado vai ao expediente.

A sessão pode ser acompanhada, a partir das 9h, do Plenário Júlio Maia ou pelos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis - canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS - (Android/iOS).

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.