“Lutamos pelo direito à vida e da ALEMS sempre recebemos o sim”, diz defensora

Imagem: Defensora esteve no Parlamento a convite do deputado Felipe Orro
Defensora esteve no Parlamento a convite do deputado Felipe Orro
19/05/2022 - 10:59 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar

Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a defensora pública Olga Lemos Cardoso de Marco, que preside a Associação de Defensores e Defensoras Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, falou sobre a importância do trabalho da entidade, que comemora em 2022 os 40 anos de atuação em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Ela exemplificou casos em que a Defensoria atua. “Imagine uma pessoa precisando de medicamento indispensável para sua sobrevivência e tem o fornecimento recusado pelo Poder Público. Ou uma mãe, vítima da violência doméstica, desamparada do auxílio do genitor das crianças ou ainda uma pessoa que não sabe suas origens, não tem o nome em seus documentos do pai ou da mãe. Diariamente acolhemos pessoas nessas situações dramáticas. Onde há Defensoria, há cidadania. Lutamos pelo direito à vida, acesso a medicamentos e alimentos, damos assistência jurídica integral e gratuita às pessoas vulnerabilizadas”, argumentou.  


A representante da categoria agradeceu o apoio dos deputados

A convidada ocupou a tribuna por proposição do deputado Felipe Orro (PSD), em comemoração do Dia do Defensor Público Estadual e em alusão ao Maio Verde, mês dedicado à entidade e suas ações. A Defensoria atende em todas as comarcas, tanto presencialmente quanto virtualmente e no interior atende também por meio dos mutirões. Foram mais de 320 mil atendimentos no ano de 2021 em Mato Grosso do Sul, segundo a Associação.  “A Defensoria nasceu em 1982 e teve seu primeiro concurso em 1983. Agora em 2022 são 40 anos e nós confiamos em todos os deputados dessa Assembleia Legislativa, pois todos os projetos que nós encaminhamos ou reivindicamos alguma alteração em leis, sempre recebemos o sim de todos vocês, porque vocês sabem que nós estaremos sempre a postos para atender o cidadão. Só assim é possível garantir não só acesso à justiça e cidadania, mas também aos direitos básicos de todos os sul-mato-grossenses”, agradeceu Olga. 

Em sua fala, a defensora ainda lamentou a perda da defensora Suely Pletz Neder velada na data de hoje. “Uma referência à entidade”, disse. Em nome da Assembleia Legislativa, o deputado Paulo Duarte (PSB) agradeceu a presença e convidou a todos para participar da ação de cidadania da Defensoria Pública Estadual durante todo o dia 20 de maio, no Parque Airton Sena, em Campo Grande.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.