Vice-presidente da União Romani Internacional fala sobre Dia do Povo Cigano

Imagem: “Apesar de deixarem legados culturais, os ciganos ainda sofrem discriminações e perseguições", disse a representante
“Apesar de deixarem legados culturais, os ciganos ainda sofrem discriminações e perseguições", disse a representante
24/05/2022 - 11:11 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

O Dia Estadual do Povo Cigano é celebrado nesta terça-feira, 24 de maio. A data foi estabelecida pela Lei 4.1920/2012, de autoria do deputado Pedro KEMP (PT). A convite do parlamentar, a vice-presidente da União Romani Internacional, Elisa Costa, fez uso da tribuna durante a sessão ordinária, para lembrar os problemas enfrentados cotidianamente por populações ciganas e os desafios a serem enfrentados por essas comunidades.

“Apesar de deixarem legados culturais, os ciganos ainda sofrem discriminações e perseguições. Na celebração desta data tão especial, pedimos aos deputados estaduais, representantes do povo, para que a história dos ciganos não sai pela porta, mas sim permaneça presente. Que esta Casa de Leis possa acolher todos os cidadãos brasileiros e lute para que nossos direitos sejam cumpridos”, disse Elisa.  

A vice-presidente da União Romani também fez um breve relato sobre a origem do movimento social romani. “O Brasil é um dos países que reconhece a importância de seus filhos e filhas ciganos. Apesar disso, ainda devemos lutar contra o racismo disfarçado. Neste dia devemos ainda fazer uma reflexão sobre o fascismo, a triste volta do nazismo e o extermínio na guerra”, ressaltou Elisa.

Pedro Kemp destacou a importância do povo cigano. “É um povo espalhado pelo mundo e tem sua identidade cultural, língua e pátria na extensão da memória dos seus ancestrais. Perseguido e levado aos campos de concentração, essas comunidades ainda sofrem com o preconceito. Nesta data, devemos mostrar à sociedade que os ciganos são trabalhadores e pessoas dignas, merecedoras de todo respeito. Eles devem se sentir  totalmente incluídos na nação brasileira”, afirmou o deputado.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.