João Henrique usa tribuna para se defender de representação

Imagem: O parlamentar solicitou o arquivamento da representação ao final de seu discurso
O parlamentar solicitou o arquivamento da representação ao final de seu discurso
25/05/2022 - 10:26 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

Após ter sido notificado pela Corregedoria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado João Henrique (PL) fez uso da palavra na sessão desta quarta-feira (25) para se defender da representação de violação e transgressão das normas de caráter disciplinar.    

A representação foi feita à Corregedoria pelos deputados Amarildo Cruz (PT), Paulo Duarte (PSB) e Pedro Kemp (PT), saiba mais aqui. Em seu discurso na tribuna, João Henrique lembrou o papel histórico dos atletas Guilherme Paraense e Afrânio Antônio da Costa, que conquistaram a primeira medalha olímpica da história do Brasil. em 1920, nos Jogos de Antuérpia, na Bélgica, numa prova de tiro.

“Há 102 anos, eles marcaram a história do Brasil. Na ocasião, os americanos carregaram os atletas no colo, retratando o espírito esportista e democrático, e comemoraram dando uma salva de tiros. Foi esse esporte que aprendi a conhecer e respeitar. Esse esporte que está sendo usado nesta representação, taxada de ser agressiva e violenta”, disse o deputado, que teve o prazo de 48 para manifestar sua defesa.

Ao final do discurso, João Henrique pediu o arquivamento da representação. “A intenção desta representação é polarizar e desarmar o cidadão. A cena que protagonizei não tem nada de violenta, pois se trata de uma comemoração feita ao esporte que trouxe a primeira medalha de ouro olímpica ao Brasil, ao esporte regulamentado, que esta na Constituição Brasileira e faz parte da nossa história”, concluiu.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.