Projeto de autoria do deputado Lucas de Lima institui o Dia Estadual do Rasqueado no MS

Imagem:
21/06/2022 - 17:22 Por: Dani Mendes    Foto: Assessoria

Foi protocolado na tarde desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa (ALEMS), o Projeto de Lei 00185/2022 de autoria do Deputado Lucas de Lima (PDT) que institui o Dia Estadual do Rasqueado no Estado do Mato Grosso do Sul. 

De acordo com o projeto, será celebrado, anualmente, todo dia 16 de junho, data do falecimento da cantora Delinha - Delanira Pereira Gonlçalves, mais conhecida em nosso Estado como a "Dama do Rasqueado".

Segundo a justificativa do projeto, o Rasqueado é um genero musical típico do Estado do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul; Nascido na convivência entre índios, negros e brancos, é um ritmo folclórico, que surgiu da junção do siriri e da polca paraguaia, e por ser um ritmo alegre, é muito tocado nos bailes e festas em nossa região. 

“A criação do Dia do Rasqueado visa, celebrar e manter viva nossas raízes culturais, pois a cantora Delinha - Delanira Pereira Gonçalves, falecida em 16 de junho, era um ícone da música sertaneja sul-mato-grossense, com mais de 60 anos de carreira, e tendo conquistado sucesso nacional ao lado de Délio, com quem formou dupla”, justificou o deputado.

O título "Dama do Rasqueado", se dava não só pelo estilo de música que Delinha tocava, mas pelo seu talento que arrastava multidões para os bailes. Delinha nasceu em Vista Alegre, Distrito de Maracaju, em 7 de setembro de 1936. Foi eleita Embaixadora da Cultura no Estado do Mato Grosso do Sul, e faleceu dia 16 de junho de 2022”, finalizou o parlamentar. 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.