Professor Rinaldo enaltece contribuição do cooperativismo para a economia de MS

Imagem: Professor Rinaldo enalteceu as oportunidades que o cooperativismo traz para a economia e às pessoas
Professor Rinaldo enalteceu as oportunidades que o cooperativismo traz para a economia e às pessoas
29/06/2022 - 10:12 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

O deputado Professor Rinaldo (Podemos) parabenizou nesta manhã o Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso do Sul (OCB/MS), que representa todas as cooperativas do Estado. "Enalteço hoje aqui uma das instituições mais importantes na nossa sociedade, falo de cooperativa, dia 2 de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, cooperativas de todo o mundo celebrarão o Dia Internacional das Cooperativas, Coops Day, uma década depois do Ano Internacional das Cooperativas da Organização das Nações Unidas [Onu], que mostrou a contribuição única das cooperativas para tornar o mundo um lugar melhor. O slogan Coops Day deste ano ecoa o tema do ano internacional; operando em todo o mundo em diversos setores da economia, as cooperativas provaram ser mais resilientes  às crises do que a média, fomentam a participação econômica, combatem a degradação ambiental e as mudanças climáticas, geram bons empregos, contribuem para a segurança alimentar, mantém o capital financeiros nas comunidades locais, constróem cadeias de valores éticos, e ao melhorar as condições matérias, e a segurança das pessoas, contribui para a paz positiva", detalhou o parlamentar. 

"A Aliança cooperativa internacional convida os cooperadores de todos os lugares a divulgarem como nosso modelo de negócio centrado no ser humano, inspirado pelos modelos cooperativos de auto ajuda, auto responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade, e os valores éticos de honestidade, abertura, responsabilidade social e cuidar dos outros é construir um mundo melhor. As cooperativas são o único modelo empresarial com princípios globalmente acordados que assentam numa base de valores éticas partilhados. No Estado, em 2021, foram encontradas pela OCB/MS 125 cooperativas, com 393 mil cooperados, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, 11.500 empregados, um faturamento de R$ 26,5 bi, representando crescimento de 38% em um ano. Quase todos os 79 municípios tem uma sede de um empreendimento coorporativo", informou o deputado Professor Rinaldo. 

O parlamentar concluiu sua fala convindando a todos para a celebração do Coops Day. "O Brasil inteiro celebra o Dia de Cooperar, que é o  movimento nacional de estímulo as iniciativas voluntárias contínuas e transformadoras realizadas por cooperativas totalmente aliadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável propostoas pela Onu para erradicar a pobreza extrema no mundo até 2030. Aqui em Campo Grande, a celebração acontecerá no dia 2 de julho, no parque Tarsila do Amaral, das 13h as 18h, com diversas atividades e atendimento a população. Devemos cooperar, pois atitudes simples movem o mundo", garantiu Professor Rinaldo. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.