Julho sem Plástico reforça o compromisso da ALEMS com a sustentabilidade

Imagem: O Julho sem Plástico traz a conscientização sobre o uso e descarte correto dos plásticos
O Julho sem Plástico traz a conscientização sobre o uso e descarte correto dos plásticos
04/07/2022 - 09:04 Por: Christiane Mesquita   Foto: Arte: Luciana Kawassaki

Preservar o Meio Ambiente é o mesmo que preservar vidas. E a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul  (ALEMS) tem um papel fundamental nisso. O Cerrado e o Pantanal compõem os biomas de Mato Grosso do Sul, apresentando uma rica biodiversidade na fauna e na flora. As águas que banham o Estado também integram o Aquífero Guarani, uma das principais reservas mundiais de água doce.

Com o objetivo conscientizar a população acerca do uso do plástico, foi criada a Lei 5849/2022, que institui o mês Julho Sem Plástico. A redução do uso do plástico é um processo que precisa ser debatido, e por meio desta campanha o processo sobre o descarte correto dos plásticos que utilizamos diariamente pode ser acelerado. 

A sustentabilidade segue uma tendência mundial já implantada em muitos países. Pequenas ações de quanto à redução do uso do plástico em geral, já beneficiam o Meio Ambiente. É possível trocar a sacola de plástico do mercado por uma reutilizável, não utilizar o copo descartável, canudos de plástico e ainda preferir os potes de vidro.

Decomposição

Cada material leva um tempo diferente para se decompor no solo, o tempo de decomposição dos materiais feitos de plástico é de até 450 anos, considerando as embalagens e equipamentos; já as sacolas e plásticos demoram mais de um século para se decompor, em média.

ALEMS Sustentável

Lançada em junho, a página ALEMS Sustentável, elaborada pela Gerência de Site e Mídias da Assembleia, é um material multimídia que elenca as ações parlamentares, leis e materiais relevantes voltados à sustentabilidade. O Julho sem Plastico é uma das leis que integram o material que traz diversas dicas ambientais e falas de especialistas sobre cuidados com fauna, flora, água, solo e ar, e a conscientização ambiental. Acesse a página, clicando aqui.

*Texto alterado.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.