Projeto da LDO 2023 deve ser votado em segunda discussão nesta terça-feira

Imagem: Projetos são votados na sessão ordinária, realizada no plenário da Casa de Leis, de forma presencial ou remota
Projetos são votados na sessão ordinária, realizada no plenário da Casa de Leis, de forma presencial ou remota
05/07/2022 - 07:00 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Wagner Guimarães/Arquivo ALEMS

Devem ser votada, nesta terça-feira (5), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2023. A matéria está pautada para segunda discussão. Além disso, outros três projetos estão pautados, e um veto parcial. A sessão tem início às 9h e pode ser acompanhada presencialmente ou pelos canais de comunicação da Casa de Leis.

Aprovado em primeira discussão no dia 21 de junho, o Projeto de Lei 155/2022, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária 2023, deve retornar ao plenário na sessão desta terça-feira. A receita estimada para o próximo ano é de R$ 22,03 bilhões, alta de 19,24% na comparação com o valor orçado para o atual exercício.

Também em segunda discussão, deve ser votada outra proposta do Poder Executivo. Trata-se do Projeto de Emenda Constitucional  03/2022, que acrescenta o artigo 8º A à Constituição do Estado. Esse dispositivo assegura, entre as competências do Estado, a de “explorar por meio de autorização, concessão e permissão os serviços de transporte rodoviário estadual, aquaviário e ferroviário dentro dos limites de seu território”.

Também deve ser analisado em discussão única o veto parcial ao Projeto de Lei 306/2021, que institui a campanha "Julho sem Plástico”. Foi vetado o artigo 3º, que obriga o Estado a realizar ações de conscientização quanto ao uso do plástico, invadindo, segundo a justificativa do veto, competências do chefe do Poder Executivo. Além disso, a proposta acarreta aumento de despesas não previstas no orçamento.

Ainda em discussão única, está prevista a votação do Projeto de Lei 168/2022, que denomina “Rodovia Antônio Louza” o trecho da Rodovia MS 489 que liga a sede do município de Naviraí ao Porto Caiuá. Antônio Louza faleceu no dia 7 de janeiro de 2021, aos 72 anos, vítima da Covid 19.

Em primeira discussão, deve ser votado o Projeto de Lei 165/2022. O projeto inclui no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul a Exposição Multissetorial de Nova Alvorada do Sul (Expocanas), realizada, anualmente, no mês de março, com duração de cinco dias.

*Texto alterado.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.