Lei: Nova norma combate assédio sexual e moral no esporte

Imagem:
16/09/2022 - 07:58 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Arte Luciana Kawassaki

Mato Grosso do Sul passa a ter uma a Campanha de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e Moral no Esporte. É o determina a Lei 5.950, sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira.

A nova norma também inclui a no Calendário Oficial de Eventos no Estado o Dia de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e Moral no Esporte, a ser comemorado, anualmente, no dia 9 de março.

Conforme a lei, a campanha tem por objetivos: combater toda e qualquer forma de assédio no esporte; planejar e adotar medidas efetivas de esclarecimento e conscientização dos atletas, treinadores, comissão técnica e familiares, a respeito dos tipos de assédio e de comportamentos abusivos e promover campanhas públicas de prevenção ao assédio no âmbito do esporte.

A campanha poderá ser desenvolvida por meio de eventos e de atividades nas aberturas e nos finais de eventos esportivos, como forma de alertar a comunidade esportiva a respeito da ilegalidade do assédio sexual e moral no esporte.

Os eventos e as atividades serão, preferencialmente, realizados por pessoas certificadas pelo Instituto Olímpico Brasileiro, no curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.