De política a culinária, TV e Rádio ALEMS têm programação variada em setembro

Imagem: TV ALEMS produz mais de 16 horas diárias de programação
TV ALEMS produz mais de 16 horas diárias de programação
19/09/2022 - 09:49 Por: João Grilo   Foto: Luciana Nassar

Marcadas pela diversidade de programas, a TV e Rádio ALEMS são importantes instrumentos de divulgação das atividades realizadas pela Casa de Leis. De política a cultura, muitos temas são abordados na programação que, neste mês de setembro, está repleta de atrações. 

A cultura está presente na grade da TV ALEMS, por meio da música, literatura e artes plásticas. No Talento Regional deste mês, o público pode conferir entrevista e apresentação musical da dupla Lana e Rhalf. Já no programa Do Barroco ao Barracão, o cantor Castelo leva o telespectador a uma viagem musical.

O Ler é Viver aborda o projeto ‘Vamos ler juntos?’, que incentiva o hábito da leitura entre jovens, os livros ‘Koyo – Negro sim, marginal não’, escrito pelo jornalista Ermson Amardy, e ‘Voo Air France 447 – Desmistificando o maior acidente aéreo brasileiro’, de autoria de Silvio Monteiro Junior, coronel aviador da Força Aérea Brasileira. Já o programa Fazendo Arte exibe documentário a respeito dos 35 anos do Grupo Ginga.

A culinária regional está presente no programa ‘Sabores da Terra’, que mostra entrevista com Márcia Chiad, proprietária do restaurante Recanto das Ervas, que oferece comida saudável aos clientes, por meio das receitas da Mestre Kimi.

Variedade 


As transmissões podem ser conferidas no site da Assembleia Legislativa

Reportagens e entrevistas abordam a vida saudável com especialistas no Saúde em Foco, que neste mês debate as doenças cardíacas, com a participação do cardiologista Guilherme Bertão. A mobilidade urbana está presente no VeloCidade, que debate a nova CNH Social.

A nova edição do programa Ponto de Vista traz entrevista com o advogado Marlon Ricardo a respeito da possível extinção das saídas temporárias dos presídios de todo Brasil. Já o programa Mulheres em Debate mostra o trabalho da Associação Renasce uma Nova Esperança, que presta auxílio e desenvolve o amparo às crianças e adolescentes com microcefalia, hidrocefalia e paralisia cerebral, por meio de entrevista com Íris Moreira, presidente da instituição.

Quem se interessa pela história de Mato Grosso do Sul não pode perder o Personalidades, que exibe trajetórias de vidas de pessoas que colaboraram para a construção da identidade do Estado. Na edição atual, a entrevistada é a delegada de polícia Aline Gonçalves Sinott Lopes, que tomou posse como presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (Adepol/MS).

No Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção de suicídios, o programa Cidadania LGBT debate esse problema sensível e preocupante, focando na população LGBT+ sul-mato-grossense, através de entrevista com a psicóloga Priscilla Begnini.

O programa Sala de Imprensa aborda nesta edição um assunto muito atual: notícias falsas. Para esclarecer, orientar e proteger o cidadão contra as fake news, participam do programa a jornalista Thay Borboza, criadora do aplicativo Notícia Verificada, e Kátia Souza, analista jurídica do Tribunal Regional Eleitoral de MS (TRE/MS).

Rádio

Um dos programas idealizados pela Rádio ALEMS é o Vida Saudável, que neste mês transmite entrevista da jornalista Lilian Veron com Adam Adami, assessor técnico do Conselho Federal de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS), a respeito da importância do descarte correto de medicamentos. Já o suicídio também é pauta do programa, por meio de entrevista realizada pela jornalista Regiane Ribeiro com o capelão Edilson Reis, coordenador do curso de prevenção ao suicídio do Hospital Universitário da UFMS.

A partir das sextas, tem Agenda Cultural com Fabiana Garritano, que conta para você sobre as atrações de Campo Grande nos fins de semana, além de dicas de filmes e livros.

Transmissão

As transmissões da TV e Rádio podem ser conferidas no site da Assembleia Legislativa e, no caso da televisão do Legislativo, também em rede fechada, via cabo, pelo canal 9 da NET. Em relação à TV, são 16 horas diárias de programação.

A programação televisiva também está disponível no YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Você pode conferir todos os programas veiculados e horários de exibição pela TV ALEMS clicando aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.