Estudantes de Três Lagoas conhecem dependências e funcionamento da ALEMS

Imagem:  Para agendar a visita institucional guiada é necessário entrar em contato com a Gerência de Cerimonial
Para agendar a visita institucional guiada é necessário entrar em contato com a Gerência de Cerimonial
19/09/2022 - 12:31 Por: Evellyn Abelha e Fernanda Kintschner   Foto: Wagner Guimarães

Alunos do Ensino Fundamental da escola estadual Professor João Magiano Pinto (Jomap), localizada em Três Lagoas, estiveram na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nesta segunda-feira (19). Acompanhados dos professores, os estudantes visitaram as dependências da Casa de Leis e conheceram o funcionamento do Poder Legislativo.

A diretora da escola, Lourdes Alves, falou sobre a experiência dos estudantes conhecerem pessoalmente a Casa de Leis. “É importante porque eles têm um conhecimento in loco do que é a ALEMS. Principalmente neste momento em que estamos com eleições para deputados estaduais, então podemos explicar os diferentes Poderes e suas instâncias. O que faz um vereador, o que faz um deputado estadual, um federal, o governador, enfim, é uma forma de já ir conscientizando os alunos sobre a importância da nossa participação na política”, disse.


Murilo, do 8º ano, disse que aprendeu a importância do voto

Lourdes ainda explicou que ao retornarem para a sala de aula, os alunos terão atividades sobre a experiência. “A professora de História contemplará o que aprendemos sobre a Assembleia Legislativa”, afirmou. Guiados pela equipe da Gerência de Cerimonial da ALEMS, o grupo esteve no Plenário Deputado Júlio Maia, local onde os deputados estaduais realizam a votação dos projetos que tramitam no Parlamento. Os estudantes também conheceram a galeria dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa e dos demais parlamentares que já passaram pelo Legislativo.

Para Murilo Rodrigues de Souza, aluno do 8º ano foi uma experiência enriquecedora. "Apresentação foi boa, entendi algumas coisas que antes não sabia. Aprendi a importância do voto, achei interessante, nunca tinha vindo visitar aqui, nem mesmo Campo Grande. Pretendo também aprofundar mais sobre política. Ainda não vou votar, mas já está próximo", disse o aluno, que está com 13 anos. 

Essa é a segunda turma que a escola Jomap traz para a ALEMS. Na visita desta segunda-feira, 39 estudantes do 8º ano conheceram o Parlamento, totalizando 110 alunos da instituição que já passaram pelo Legislativo. Veja aqui como foi a visita dos alunos do Ensino Médio da escola Jomap.

Visita Institucional

No mês de setembro, o Legislativo também recebeu alunos e professores da escola estadual Senador Filinto Müller, do município de Fátima do Sul. Veja como foi a visita do grupo clicando neste link. Para agendar a visita institucional guiada é necessário entrar em contato com a Gerência de Cerimonial da ALEMS por meio do contato: (67) 3389-6359/6232.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.