Centro de Inteligência contra litigiosidade excessiva é apresentado no Mérito da Questão

Imagem: Juízas Adriana Lampert e Liliana de Oliveira Monteiro são as entrevistadas do programa desta terça-feira
Juízas Adriana Lampert e Liliana de Oliveira Monteiro são as entrevistadas do programa desta terça-feira
20/09/2022 - 13:58 Por: Assessoria/TJ-MS   Foto: TV ALEMS

De acordo com o relatório Justiça em Números de 2021, o Judiciário nacional tem algo em torno de 62,4 milhões de ações em andamento e 76% de taxa de congestionamento. Um dos motivos que impulsionam esse crescimento da litigiosidade no país e no Estado são os processos com objetivos e razão do ajuizamento comuns entre si, as chamadas demandas repetitivas ou de massa. Para tratar regionalmente desse tema, foi criado o Centro de Inteligência da Justiça Estadual de Mato Grosso do Sul (Cijems), que é o assunto do Mérito da Questão desta terça-feira (20). O programa será exibido às 19h.

As convidadas do programa são duas das pessoas responsáveis pela parte operacional do Centro de Inteligência, as juízas Adriana Lampert e Liliana de Oliveira Monteiro. Na oportunidade, elas vão tratar sobre questões como o que compete ao Cijems, o monitoramento das demandas, a gestão de precedentes e de que forma esse centro pode contribuir com melhorias nas rotinas dos processos judiciais.

O enfrentamento da demanda processual é um desafio para todas as esferas do judiciário nacional. Nesse sentido, o TJMS é reconhecidamente pioneiro no país em propor soluções inovadoras, que constroem soluções para beneficiar o usuário.

O programa pode será transmitido pelo canal 9 (NET) em Campo Grande e pelo canal 9 (via Cabo TV) em Dourados. Acompanhe pelo vídeo abaixo:

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.