Setembro encerra com incentivos na ALEMS à doação de órgãos e prevenção ao suicídio

Imagem: Setembro Verde e Setembro Amarelo são campanhas em prol da vida, abraçadas pela Assembleia de Mato Grosso do Sul
Setembro Verde e Setembro Amarelo são campanhas em prol da vida, abraçadas pela Assembleia de Mato Grosso do Sul
30/09/2022 - 07:54 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Aline Kraemer / Arquivo ALEMS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) sensibiliza a população para duas campanhas durante este mês, o Setembro Verde, com o incentivo à doação de órgãos e o Setembro Amarelo, com ações de prevenção ao suicídio.

Há 29 anos, a Lei 1414, de 13 de setembro de 1993, proposta pelo então deputado estadual Cícero de Souza, instituiu a Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos no Mato Grosso do Sul. Atualmente, a Semana ocorre em data englobando o dia 27 de setembro, o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Neste ano, o Parlamento Estadual aprovou a Lei 5.862, que incluiu a data no anexo do Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Só em 2021, Mato Grosso do Sul notificou 209 potenciais doadores, mas apenas 31 pessoas se tornaram doadoras efetivas, o que representa uma taxa de conversão de 14,83%. Em 2019, só na Santa Casa de Campo Grande, mais da metade das famílias não autorizou a captação de órgãos de pacientes aptos à doação.

Segundo o Sistema Nacional de Transplantes, mesmo possuindo o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, o Brasil ainda registra uma grande quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão. No mês de junho de 2022, o Ministério da Saúde divulgou que mais de 56 mil pacientes aguardavam por um transplante no país, a maioria, cerca de 32 mil, esperavam por um rim.

Amor à vida


Foto: Luciana Nassar/Arte: Luciana Kawassaki

Enquanto alguns vivem na esperança de um órgão para sobreviver, outros desejam morrer. A estes, a campanha Setembro Amarelo reforça o amor à vida. Instituído pela Lei Estadual 4.777/2015, o mês motiva o debate sobre o suicídio como forma de prevenção e enfrentamento do problema. Essa atenção é imprescindível em uma época de elevada incidência de mortes autoprovocadas e casos de depressão. Conforme o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, em 2020 (último dado disponível), 244 pessoas cometeram suicídio em Mato Grosso do Sul – são 20 mortes por mês ou cinco por semana.

Falar sobre o tema ainda é tabu, mas é necessário, segundo a psicóloga Jucimara Z. Martins. “Incentivar a prevenção do suicídio é algo de extrema relevância, uma questão de saúde pública. São necessárias estratégias para lidar e acolher em vários ambientes, como escola, trabalho, família, entre outros, trazendo propostas que venham a dar continuidade nas ações no mês de setembro e durante o ano todo, de forma responsável”, ressaltou a profissional, que é doutora em Psicologia e professora universitária na Unigran Capital. "O suicídio está relacionado a um sofrimento tão intensificado, que pode se manifestar por ideaçao ou tentativas. Falar de prevenção e pósvenção é necessário, pois muitas pessoas são impactadas  por esse evento, que requer muito cuidado interdisciplinar”, complementou.

Sensível ao tema, a ALEMS publicou diversos materiais em prol da prevenção ao suicídio e à Campanha Setembro Amarelo em seus canais oficiais de comunicação: canal 9 da Claro NET TVTV ALEMSYoutubeFacebook, Instagram, Rádio ALEMS e Site Oficial. Nesta matéria, você lê a opinião de outro psicólogo e de um filósofo sobre a complexidade do assunto. Também foi produzida uma matéria especial sobre o tema (clique aqui) e divulgados posts de orientações nas mídias sociais da Casa de Leis. 

Busque ajuda

Se você precisa de ajuda ou quer alguma orientação veja alguns locais e entidades que podem ajudar na prevenção ao suicídio:

Centro de Valorização da Vida (CVV) - atendimento gratuito pelo telefone 188.

Grupo Amor Vida (GAV) - oferece apoio emocional de forma gratuita.

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) - veja a relação das unidades

As universidades também oferecem atendimento psicológico gratuito:

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Psicologia Unigran Capital.

Clínica-Escola da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Clínica-Escola do Curso de Psicologia da Uniderp.

*Colaborou: Fabiana Silvestre.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.