Programa Vida Saudável aborda tratamento multissensorial inédito em MS

Imagem: Programa é transmitido pelo Youtube oficial da Casa de Leis ou Canal 9 da NET
Programa é transmitido pelo Youtube oficial da Casa de Leis ou Canal 9 da NET
30/09/2022 - 11:30 Por: Lilian Veron   Foto: Wagner Guimarães

O programa Vida Saudável da Rádio ALEMS traz para os ouvintes o mais novo tratamento oferecido pela APAE Campo Grande, com a criação de uma sala especial para a aplicação do método Snoezelen, que é utilizado como uma ferramenta para auxiliar a estimulação miltissensorial.

A entrevistada da semana é a pedagoga e psicopedagoga, Jaqueline Freitas, responsável pela sala multissensorial e que participou do curso sobre o estudo e a abordagem Snoezelen, inédita em Mato Grosso do Sul.  

Segundo a psicopedagoga o método surgiu em 1970 com intuito auxiliar no tratamento de pessoas com deficiências severas e graves. “A abordagem em si tem o objetivo de estimular os sentidos primitivos, tato, olfato, visão, paladar, audição por meio de sensores e objetos que tragam relaxamento”, explicou Jaqueline.

O método pode ser utilizado em todas as idades, de bebê a idosos, e no caso da APAE Campo Grande, é voltado para os matriculados na entidade e com objetivo pedagógico. “Podemos trabalhar desde ansiedade, síndrome do pânico até episódios de auto-agressividade que são muito comuns em autistas”.  

De acordo com a psicopedagoga dentro da unidade será realizada uma avaliação para saber quais pessoas poderão ser atendidas e mais uma vez citou o exemplo dos casos de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, que apresentam em alguns casos sensibilidade ao toque e com o estimuladores sensoriais podem melhorar diversos aspectos de sua aprendizagem e vivencia social.  

Jaqueline Freitas conta que houve necessidade de adaptações para criação das salas multissensoriais para receber todos os equipamentos e se tornar possível a aplicação do método Snoezelen. “Temos uma sala negra, toda escura, onde utilizamos as luzes ultravioleta. Temos a sala branca também toda adaptadas e diversos equipamentos que emitem sons e vibrações. Utilizamos a fibra ótica para estimular tato, visão. Ou seja, o método utiliza diversos recursos sensoriais para ajudar no desenvolvimento dos atendidos pela APAE”, destacou.

A entrevista completa com a pedagoga e psicopedagoga, Jaqueline Freitas, responsável por esse projeto da APAE está na Rádio ALEMS neste link

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.