Consciência Negra: Especial da ALEMS intensifica combate ao racismo

Imagem: ALEMS Antirracista tem um banco de talentos de pessoas negras de MS disponibilizado à imprensa
ALEMS Antirracista tem um banco de talentos de pessoas negras de MS disponibilizado à imprensa
18/11/2022 - 08:33 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Victor Chileno / Arquivo ALEMS

Nesta sexta-feira (18), em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Racismo, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul relança a página especial ALEMS Antirracista, um projeto multimídia, produzido pela Secretaria de Comunicação Institucional, que reúne materiais em prol da igualdade racial e pelo combate ao preconceito e a discriminação. Acesse gratuitamente clicando aqui.

Todas as leis aprovadas ao longo de 11 Legislaturas estão reunidas na página especial, que traz também textos, fotos, infográficos, vídeos e áudios com a valorização do negro. O destaque é o Banco de Talentos de pessoas negras e pardas de Mato Grosso do Sul, em que é disponibilizado à imprensa local e nacional como uma rica lista de fontes. Se você é artista da música, do artesanato, das artes plásticas, literatura ou dramaturgia, entre em contato com ALEMS e seja incluído também – WhatsApp do Legislativo 67 3389-6393.  

Também com a chegada das comemorações do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, data em alusão à morte de Zumbi dos Palmares, líder no combate à escravidão no Brasil, o projeto ALEMS Antirracista - lançado em 2021 e atualizado em 2022 -  traz ainda conteúdo dos aspectos históricos e conceituais do racismo estrutural e um e-book infanto-juvenil, com uma história ilustrada, a qual mostra os danos do racismo e da segregação. O livro, produzido por servidores da Casa de Leis, pode ser acessado gratuitamente aqui.

“Nossa obrigação, enquanto parlamentares, é trazer esse debate para o centro do Poder Público e firmar um compromisso por uma cultura antirracista”, destaca o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB). No material também é possível ver a entrevista com o deputado Amarildo Cruz (PT), representatividade negra desta 11ª Legislatura.

Servidores negros da ALEMS foram convidados a fazer uma reflexão por um mundo antirracista e os vídeos estão disponíveis na página. Também há uma seção dedicada à compilação das principais ideias do livro “Pequeno Manual Antirracista”, da filósofa e ativista Djamila Ribeiro. Para saber mais sobre a criação e desenvolvimento da página ALEMS Antirracista, ouça o episódio do podcast da Casa de Leis, clicando neste link.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.