Consciência Negra: Entrega Troféu Zumbi dos Palmares reforça combate ao racismo

Imagem: Sessão solene foi proposta pelo deputado Amarildo Cruz
Sessão solene foi proposta pelo deputado Amarildo Cruz
18/11/2022 - 21:38 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Wagner Guimarães

Não basta ser contra o racismo, precisamos ser antirracistas. Esta necessidade ficou evidente durante a noite desta sexta-feira (18), Dia Nacional do Combate ao Racismo e noite de entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares, em sessão solene na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O evento, proposto pelo deputado Amarildo Cruz (PT), entregou a honraria a 24 personalidades, em reconhecimento àqueles que lutam contra a discriminação e pela promoção da igualdade social.

A entrega do Prêmio foi instituída na Casa de Leis por meio da Resolução 36/2009, de autoria de Amarildo. “Essa é a oitava edição e cada vez mais começamos a ver os efeitos positivos que o movimento negro, que se iniciou lá na década de 80, teve no avanço da consciência da negritude e das discussões profundas. Por que os negros continuam ser a maioria nos bolsões de miséria? A luta para criação de cotas, por exemplo, fez avançar. Se nós queremos ter justiça social, um país menos desigual, precisamos de políticas de ações afirmativas. Nos últimos anos o racismo encontrou eco. Temos muitos desafios pela frente e é um prazer para todos nós dar esse Prêmio para homenagear quem de verdade luta por um mundo mais justo”, discursou o deputado Amarildo Cruz. 

Como parte da composição da mesa, o juiz de Direito Fábio Esteves, que preside o Fórum Nacional de Magistrados Negros do Brasil, discursou. “Se a luta nos parece um tanto difícil, eventos como esse fazem ver que estamos no caminho certo. Hoje a população é 57% preta e parda, mas ainda tem todos os números desfavoráveis. Eu uso a minha profissão para mostrar que os direitos são válidos a todos e a luta não é só das pessoas negras”, disse o juiz, que é homenageado por indicação do deputado Pedro Kemp (PT).

Todos os 24 deputados puderam indicar homenageados. Além de Amarildo Cruz e Pedro Kemp, também participaram da solenidade de hoje o deputado estadual Paulo Duarte (PSD) e diversas autoridades. A noite contou ainda com três apresentações musicais: de Antero Sena Filho, do grupo Amizade Deu Samba e do Projeto Livres, com crianças do bairro Aero Rancho. A cantora e maestra do grupo mirim, Rosângela do Nascimento, contou durante a apresentação que um dos alunos já foi parado cinco vezes pela Polícia Militar durante o trajeto de quatro quadras de sua casa até o projeto. “Ele é apenas um garoto de 11 anos e já vive isso. Temos outro aluno que sofre racismo dentro de sala de aula e a escola ainda está trabalhando o caso. Nós temos pressa. A sociedade precisa olhar para nós pelo que somos. Nós existimos e resistimos”, reforçou.



A noite de homenagens lotou o Plenário Júlio Maia. Foto: Wagner Guimarães




Homenageados

Em nome dos homenageados, a professora doutora do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Thaize de Souza Reis disse que a noite é muito representativa. “Aqueles que vieram antes de nós são muito importantes na luta antirracista. Com eles renovamos nossas forças para abrir caminhos. Quero falar da potência de nossas ações. Que tenhamos uma juventude orgulhosa de si, de sua história e que se faz ouvir. E para mim, pessoalmente, é um reconhecimento do trabalho com os alunos, em que eu abro espaço sobre a discussão sobre o racismo, relações étnico raciais, em um local historicamente de maioria branca como é uma universidade e que não tem um diálogo sobre preconceito de maneira consistente”, ressaltou.


Profª dra Thaize de Souza Reis discursou em nome dos homenageados

Além dos já citados, também foram homenageados na noite de hoje: Rodynei Pereria Nolasco, Ayrton de Araújo, Cassius Vinicius Rodrigues de Morais, professora doutora Irineia Lina Cesario, Walter Vieira dos Santos, Instituto Projeto Livres (professora Rosângela Maria do Nascimento), João Batista dos Santos, pastor Edil Queiroz, Nilson Abadio Martins, Érica Pedraza, Deamir Lemes Ribeiro (Bábá Deá Odé), Leila Maria da Silva Cordeiro, Jeferson Gonçalves Olimpio, Cícero das Chagas Oliveira, Marcilene Maria Martins do Prado, Sérgio Alexandre da Silva, Letícia Polidório, Daniela Urquiza, Rosilene Pereira Duarte, Jhonatans Adriano Oliveira, Cida Santos, Antero de Sena Filho e Fábio Francisco Esteves. 

ALEMS Antirracista

A homenagem desta noite remete ao líder negro importante na história do Brasil, símbolo da resistência à escravidão. A morte de Zumbi dos Palmares, datada em 20 de novembro, é celebrada em todo país. Em Mato Grosso do Sul existem 22 comunidades quilombolas, segundo dados apresentados na solenidade de hoje. 

A sessão solene ainda divulgou o projeto ALEMS Antirracista, uma página multimídia que reúne toda a legislação estadual em prol do negro e pardo ao longo de 11 Legislaturas. O material traz também textos, fotos, infográficos, vídeos e áudios com a valorização do negro – acesse aqui. Lançado em 2021 e atualizado em 2022, na página há conteúdo dos aspectos históricos e conceituais do racismo estrutural e um e-book infanto-juvenil, que mostra os danos do racismo e da segregação - acesse gratuitamente aqui.

O projeto ALEMS Antirracista, ainda tem destaque para o Banco de Talentos de pessoas negras e pardas de Mato Grosso do Sul, em que é disponibilizado à imprensa local e nacional como uma rica lista de fontes. Se você é artista da música, do artesanato, das artes plásticas, literatura ou dramaturgia, entre em contato com ALEMS e seja incluído também – WhatsApp do Legislativo 67 3389-6393.  

Reveja a sessão solene na íntegra pelo YouTube Oficial da Casa de Leis clicando aqui.

Veja a reportagem especial da TV ALEMS clicando aqui

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.