Reconhecimento marca Dia da Educação Superior na ALEMS

Imagem: Presidente Paulo Corrêa enalteceu ensino superior sul-mato-grossense
Presidente Paulo Corrêa enalteceu ensino superior sul-mato-grossense
21/11/2022 - 13:01 Por: Christiane Mesquita    Foto: Luciana Nassar

Sessão solene na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), instituída pela Lei 5.040/2017, comemorou nesta segunda-feira (21) o Dia da Educação Superior. Proposta pelo deputado e presidente da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB), na solenidade aconteceu a entrega da Medalha Darcy Ribeiro e da Comenda Pedro Pedrossian. As honrarias, instituídas pela Resolução 19/2018, homenageiam quem contribuiu para a valorização e o engrandecimento do ensino superior sul-mato-grossense, fortalecendo a pesquisa ou extensão nas instituições de ensino superior estaduais.

O presidente da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB) conduziu a solenidade e ressaltou a importância do Crie-MS para a educação, no Estado. “Satisfação que tenho em presidir essa sessão. Honra da Assembleia Legislativa em recebê-los aqui, estamos entre amigos e queria dizer que Mato Grosso do Sul sai na frente quando une vários tipos e instituições de ensino superior no mesmo propósito. Trabalham pela interiorização do ensino, trocam ideias, e os avanços são enormes, o que é feito aqui é um exemplo nacional. Um conselho formado por universidades públicas e privadas. Tenho a honra da colocação da Assembleia Legislativa, em nome dos 24 deputados estaduais, falo do respeito que a gente tem pelas universidades e pelas instituições de ensino”, afirmou.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) falou dos investimentos em Educação feitos em sua gestão. “Uma saudação muito especial ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Paulo Corrêa, e aos demais parlamentares. O investimento permanente feito pelo nosso Governo no fomento à Pesquisa, Ciência e Tecnologia foi de R$ 175 milhões, o que corresponde a 66% de todo o valor investido em toda a história da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul [Fundect]”, destacou.


Comenda e Medalha foram outorgadas nesta manhã 

Elaine Borges Monteiro Cassiano, reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), presidiu o Crie-MS até a data de hoje. “Fui a primeira mulher a presidir este colegiado seleto que reúne as maiores e mais importantes instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul. Durante 15 meses estive a frente neste conselho que tem o objetivo de fortalecer a educação de ensino superior em nosso Estado, de promover a educação de excelência por meio do ensino, da pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento, técnica e tecnológico para formar profissionais humanistas e inovadores”, relatou.

O novo presidente do conselho e reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ressaltou a importância da Educação. “Tenho uma certeza, acreditar na educação vale a pena. Representar a comunidade acadêmica será um grande honra, defendendo entre outras pautas a priorização da Educação em todos os seus níveis, entre eles a ampliação de ações afirmativas desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior. Agradeço ao presidente da Assembleia Legislativa por acreditar na Educação e apoiar sem distinção as ações do Crie-MS”, frisou.

Homenageados


Maria Leda Pinto agradeceu em nome dos agraciados

Receberam a Comenda Pedro Pedrossian o Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, o reitor da UEMS, Prof. Dr. Marcelo Augusto Turine, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); o secretário adjunto de Educação, Édio Castro; Célio Villela de Andrade, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS); Prof Dra. Ordalia Alves de Almeida (UFMS), Maria Aparecida Bolzan, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Prof. Dra. Maria Leda Pinto, da UEMS, Reni Domingos dos Santos, da Uniderp Anhanguera e Heitor Romero Marques, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Já a Medalha Darcy Ribeiro foi concedida a Elcio Ferreira dos Santos, do IFMS, ao Prof. Dr. Élcio Ferreira dos Santos, Rafael Tavares Peixoto, da UFGD, Jandira Catarina Rocha, da UEMS, Prof. Dra. Rosemary Matias, da Uniderp, e Prof. Dra. Maria Augusta de Castilho. 

Maria Leda Pinto falou em nome dos homenageados. “Alegria redobrada e satisfação em receber esta homenagem. Cumprimento governador e o presidente da Assembleia Legislativa.  As pessoas que recebem hoje essas honrarias têm o compromisso de sempre preservar em nossas condutas a honra e a nobreza. A educação é o melhor meio de reduzir as desigualdades, nossa função social é a de democratizar as múltiplas forma de pensar. Agradecer é o verbo de manifestação da gratidão, o mais justo dos afetivos, a memória do coração. Então agradeço aqui aos investimentos do Governo do Estado, ao presidente Paulo Corrêa por possibilitar essa celebração, e a toda bancada de parlamentares que atendem as demandas da Educação”, finalizou.

Conselho


Elaine Borges e Laércio Carvalho, reitores do Crie-MS

No início do evento houve a posse da nova diretoria do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS). O presidente do conselho é Laércio Alves de Carvalho, reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e o vice-presidente é Jones Dari Goettert, reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O Crie-MS atua como a principal voz da educação superior no Mato Grosso do Sul.

Também participaram da celebração o Padre José Marinoni, reitor da UCDB, o deputado federal Luis Ovando (PP/MS), o Prof. Heraldo Stocler Bojikian, Cristiano Cupertino, reitor da Uniderp Anhanguera, o ex-senador Pedro Chaves, entre outras autoridades. A solenidade foi transmitida ao vivo pelos meios de comunicação oficiais da ALEMS. 

 

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.