Sextou na ALEMS traz palestras de conscientização ao Novembro Azul

Imagem: É importante consultas de prevenção para um diagnóstico precoce
É importante consultas de prevenção para um diagnóstico precoce
23/11/2022 - 09:43 Por: Gabriela Rufino   Foto: Wagner Guimarães

O Programa Sextou na ALEMS realizará na próxima sexta-feira (25) uma palestra sobre o Novembro Azul, mês dedicado à Campanha Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, com o slogan “Drible o Preconceito e Cuide da sua Saúde”, na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (ALEMS), no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 9h.


Arte: Luciana Kawassaki

O evento contará com dois palestrantes, o biomédico Johnny Fouad Matta e a bioquímica Camilla Muzzi Grinfelder, que discutirão sobre a importância e prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Na tentativa de reverter os altos índices da doença, todos os anos a campanha do Novembro Azul busca alertar para a necessidade dos exames preventivos.

O gerente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Ben-Hur Ferreira, destaca a importância das palestras realizadas no âmbito da Casa de Leis. “Seguindo uma tradição da Escola, discutiremos sobre o Novembro Azul e há muitos anos temos essa preocupação com a qualidade de vida dos servidores, para que possam melhorar a qualidade de vida e saber mais sobre a prevenção do diagnóstico precoce”, informou.

Ben-Hur ainda lembra que culturalmente os homens vão menos ao médico. “Nós homens precisamos nos atentar mais a nossa saúde, dar mais atenção, pois temos famílias e amigos que nos querem bem", disse. "Vamos nos cuidar por aqueles que estão ao nosso redor. Só quem não vivenciou as dores do câncer se deixa levar pelo preconceito”, finalizou.

Para mais informações sobre o "Sextou na ALEMS" é necessário entrar em contato com a Escola do Legislativo, através do contato (67) 3389-6261 ou e-mail [email protected]. Você também poderá acompanhar o "Sextou" ao vivo, pelos canais oficiais de Comunicação da Casa de Leis - canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS - (Android/iOS).


José Alves, funcionário público

Foto: Gabriela Rufino

Prevenir é sempre melhor

José Alves dos Santos, 67 anos, funcionário público e garçom da ALEMS, comentou sobre os cuidados que o homem deve ter com a saúde. “Na minha opinião, os homens deveriam se cuidar o ano inteiro, fazer exames de rotina ao menos uma vez ao ano. Eu não sou o melhor exemplo de rigorosidade com a saúde, mas como dizia aquele velho ditado ‘Faça o que eu digo, não faça o que eu faço’, e quero finalizar dizendo a todos os homens para que se cuidem, preconceito e ignorância não levam ninguém a lugar nenhum", alerta.

A Casa de Leis, ao longo do mês, produziu materiais alusivos ao Novembro Azul, entre eles o episódio mais recente do PodCast Falando da Casa, abordando o tema "Cuidados com a Saúde Masculina". Para ouvir o programa completo clique aqui

Programas da Rádio ALEMS também abordaram o assunto: Direto ao Assunto e o Vida Saudável. Conheceça o conteúdo do primeiro, clicando aqui. Saiba sobre o que é abordado no Vida Saudável acessando aqui

Já a TV ALEMS, teve na programação uma reportagem dedicada ao mês Novembro Azul, para assistir clique aqui.

O site oficial da Casa de Leis também fez uma material especial sobre o tema, que você pode acessar clicando aqui. 

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.