Ex-deputada Dione Hashioka retorna à ALEMS durante o mês de janeiro

Imagem: Dione Hashioka foi deputada por dois mandatos, defendendo sempre os direitos das mulheres
Dione Hashioka foi deputada por dois mandatos, defendendo sempre os direitos das mulheres
20/12/2022 - 12:45 Por: Christiane Mesquita   Foto: Wagner Guimarães

Em janeiro de 2023, Dione Hashioka (Podemos), que já fez parte da composição da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) por dois mandatos, assumirá novamente o cargo de deputada estadual, com a vaga deixada pelo deputado estadual Barbosinha (PP), diplomado ontem (19) como vice-governador do Estado. 

A deputada Dione Hashioka fala sobre seu terceiro mandato na ALEMS. "Assumiremos por um mês neste terceiro mandato, que fará parte da minha história na trajetória desta Casa de Leis. É com muito orgulho que irei assumir essa cadeira, e ser mais uma mulher que está participando e contribuindo com o Mato Grosso do Sul. Em janeiro posso visitar secretarias e o futuro governador, e manifestar os anseios do Vale do Ivinhema, e de todo o Mato Grosso do Sul. E poderei contribuir muito para o mandato do meu marido, deputado Roberto Hashioka [UNIÃO], pois que defendemos as mesmas causas e região, e quem ganha com isso é a população", ressaltou.


Barbosinha foi à tribuna se despedir do Legislativo

Foto: Luciana Nassar

Dione Hashioka é suplente de Barbosinha, eleito vice-governador de Mato Grosso do Sul, no pleito de 2022. Para que ela tome posse no cargo deputada estadual, foi necessária a renúncia de Barbosinha ao cargo de deputado estadual, conforme preconizado na Constituição Federal (CF), deixando então a vaga para sua suplente.

Por 31 dias, a deputada integrará o Parlamento Estadual. Entre os deputados que tomarão posse no dia 1º de fevereiro, está Roberto Hashioka (PSDB), marido da parlamentar, que exercerá seu primeiro mandato na Casa de Leis. A cerimônia de posse é prevista no Regimento Interno da Assembleia Legislativa.

Trajetória política

Dione Hashioka é odontóloga e foi eleita com 19.843 votos para o primeiro mandato parlamentar em 2006. Foi presidente da Comissão de Saúde, integrando as Comissões do Meio Ambiente, Educação e as comissões especiais da Companhia Energética de São Paulo (CESP) e do Agronegócio. Em 03 de outubro de 2010, foi reeleita com 24.636 votos, iniciando seu mandato no cargo de 2ª vice-presidente da Casa de Leis. É casada com o engenheiro Roberto Hashioka, eleito deputado estadual em 2022, tem três filhos: Roberto, Fábio e Lucas, e um neto, Victor.

Retorno

Dos deputado estaduais eleitos para a 12ª Legislatura, dois estão retornando para o cargo de deputado estadual. Junior Mochi (MDB) assumirá o quarto mandato na Assembleia Legislativa e foi eleito com 26.108 votos. Natural de Itápolis (SP), é advogado e presidente estadual do MDB, e foi prefeito de Coxim por dois mandatos consecutivos. Zeca do PT (PT) é de Porto Murtinho, foi bancário, deputado federal, e exerceu dois mandatos de deputado estadual. Também foi governador de Mato Grosso do Sul e vereador de Campo Grande. Os dois tomam posse junto com os demais eleitos ou reeleitos no dia 1º de fevereiro de 2023, às 9h. 

Conheça aqui os ritos das cerimônias de posse do governador e vice-governador, deputados, e instalação da 12ª Legislatura, que acontecem a partir do dia 1º de janeiro de 2023, na Assembleia Legislativa. 

Confira aqui o boletim da Rádio ALEMS sobre o mandato da deputado Dione Hashioka.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.