ALEMS realiza Sessão Especial de Posse do governador e vice-governador eleitos

Imagem: Solenidade terá transmissão ao vivo dos canais de Comunicação da Casa de Leis
Solenidade terá transmissão ao vivo dos canais de Comunicação da Casa de Leis
28/12/2022 - 11:04 Por: Aline Kraemer e Fabiana Silvestre   Foto: Luciana Nassar/Arquivo ALEMS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará, no próximo domingo (1º), às 15h, a Sessão Especial de Posse do governador e vice-governador eleitos do Estado, Eduardo Riedel (PSDB) e José Carlos Barbosa (PP), respectivamente. A cerimônia, de cunho solene e festivo, será no Plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus. Após a abertura da Sessão Especial, pelo presidente do Legislativo Estadual, deputado Paulo Corrêa (PSDB), haverá a composição da mesa de autoridades, dentre elas três deputados estaduais. 

Conforme descrito no Regimento Interno da Casa de Leis (clique aqui), Paulo Corrêa receberá os diplomas conferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) ao governador e vice-governador. Eduardo Riedel fará o compromisso público: "Prometo desempenhar leal e honradamente as funções do cargo de governador do Estado de Mato Grosso do Sul, mantendo, defendendo e cumprindo a Constituição Federal e a do Estado, observando as leis, promovendo o bem geral do povo sul–mato–grossense e sustentando a união, a integridade e a independência do Brasil".

Na ocasião, também será empossado o vice-governador, José Carlos Barbosa, que se despediu do Parlamento Estadual para compor o Poder Executivo (leia mais aqui). No lugar dele, Dione Hashioka (Podemos), que já exerceu dois mandatos na ALEMS, assumirá novamente o cargo de deputada estadual (saiba mais aqui). 

A transmissão - ao vivo - e a cobertura do evento na ALEMS serão realizadas pela Secretaria de Comunicação Institucional, pelos canais oficiais - TV ALEMSRádio ALEMSPortal da ALEMS, Youtube e Facebook. Profissionais da imprensa devem se credenciar (clique aqui para mais informações). 

Após o discurso de Riedel, será encerrada a solenidade, quando ele e Barbosinha, acompanhados de autoridades dos três Poderes, seguirão para o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. No local, serão empossados os secretários de Estado. O credenciamento aos profissionais da imprensa para a segunda solenidade é de responsabilidade da assessoria do governador eleito.  

Deputados estaduais

No dia 1º de fevereiro, a partir das 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia, serão realizadas: a solenidade de posse das deputadas e deputados estaduais eleitos, a instalação da 12ª Legislatura e a Eleição da Mesa Diretora, que conduzirá os trabalhos legislativos durante as duas sessões legislativas seguintes. Serão eleitos presidente, 1º, 2º e 3º vice-presidentes, 1º, 2º e 3º secretários da ALEMS. 

Já no dia 2 de fevereiro, terá início a 1ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura. A solenidade seguirá o rito estabelecido pelo Regimento Interno da Casa de Leis, a partir das 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia. Antes disso, Eduardo Riedel, passará em revista à tropa formada pela Polícia Militar do Estado (PMMS), na rampa que dá acesso à ALEMS. Em seguida, autoridades hastearão as bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande. Durante a Sessão Solene de Abertura do ano legislativo, haverá a leitura da mensagem anual do governador aos parlamentares estaduais e aos sul-mato-grossenses. 

Transmissões

Os veículos de Comunicação interessados em retransmitir a transmissão dos eventos podem compartilhá-la pelo endereço eletrônico: https://www.facebook.com/assembleiams. No caso da TV ALEMS, a transmissão será feita no canal 9 da NET, em Campo Grande e Dourados, via streaming no Portal da ALEMS (www.al.ms.gov.br) e pelo YouTube.

A cobertura ao vivo por meio da Rádio ALEMS poderá ser retransmitida, sem custo para a Assembleia, pelo link oficial (clique aqui). Para mais informações sobre horários da transmissão e demais dúvidas, o contato é via WhatsApp, com a coordenadora da Rádio ALEMS, Karine Cortez, pelo número (67) 99811-8141.

Outras informações podem ser obtidas clicando aqui

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.