Deputados estaduais da 12ª Legislatura são diplomados pelo TRE/MS

Imagem: Solenidade esta noite marcou encerramento oficial do processo eleitoral de 2022
Solenidade esta noite marcou encerramento oficial do processo eleitoral de 2022
19/12/2022 - 22:33 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Wagner Guimarães e Luciana Nassar


Eleitos reforçaram compromisso com a democracia

As duas deputadas estaduais e os 22 deputados estaduais eleitos para a 12ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foram diplomados na noite desta segunda-feira (19), durante solenidade realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de MS (TRE/MS), no Ondara Palace, em Campo Grande. Durante o evento, os parlamentares deram a mensagem de que avançarão no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e no fortalecimento da democracia.

Além dos integrantes do Parlamento Estadual, receberam também o diploma eleitoral o governador, o vice-governador, a senadora e os deputados federais eleitos. A diplomação é o ato pelo qual a justiça eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes e que estão aptos a assumirem os respectivos cargos. Com a entrega do diploma devidamente assinado, eles possuem legitimidade para representar a população da circunscrição eleitoral pela qual se elegeram. 


Paulo Corrêa e a esposa, Adriana

"O sentimento é de gratidão ao povo de Mato Grosso do Sul, que me elegeu para o oitavo mandato. É um dia de festa, junto com o Governo, os deputados da 11ª Legislatura celebram o progresso realizado nos últimos oito anos. A Assembleia Legislativa não vai faltar também na 12ª Legislatura. Os parlamentares estão e continuaremos vigilantes para que o Estado avance ainda mais no desenvolvimento e no fortalecimento da democracia", ressaltou o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB).       

Mara Caseiro (PSDB) falou em nome dos deputados estaduais. "Quero ressaltar, antes de tudo, a essência da nossa missão, a representatividade popular. Nós, deputados, somos agentes políticos singulares, mas estamos aqui, em nome da sociedade sul-mato-grossense, que é plural, diversa e ampla. Acima de nossas individualidades, vem o interesse público. Estamos aqui em nome de quase três milhões de moradores do nosso Estado, em nome de causas e de valores que nos unificam para além das nossas divergências. Estamos aqui em nome do nosso amado Mato Grosso do Sul, cuja história precisamos honrar", destacou. Ao fim do discurso, a deputada dedicou o diploma "a cada uma das mulheres que todos os dias precisam provar o seu valor na nossa sociedade, e, especialmente àquelas que perderam suas vidas pelo fato de serem mulheres e estarem em busca da própria independência". 


Mara Caseiro falou em nome dos deputados estaduais

Segundo o governador eleito, Eduardo Riedel (PSDB), o diálogo com a Assembleia Legislativa será permanente na gestão estadual. "Junto com os deputados, vamos tirar do papel o que foi proposto para Mato Grosso do Sul em termos de projetos de desenvolvimento inclusivo e sustentabilidade. Vamos juntos construir um Estado moderno e digital. Acredito muito no poder e na força do convencimento do diálogo. Quando o projeto é bom, transparente e impacta de maneira positiva, fazemos valer o argumento", disse. 

O presidente do TRE/MS, desembargador Paschoal Carmello, afirmou que Justiça eleitoral celebra a conclusão dos trabalhos eleitorais de 2022 e o apogeu da maior festa cívica do Brasil. "Reafirmamos o compromisso com o processo democrático e a sociedade. E muito além do que foi dito e feito, a regularidade e a lisura no sistema e dos procedimentos eleitorais de votação foram experimentadas efetivamente por milhões de pessoas. Todas as séries ordenadas de atos praticados pelo Poder Judiciário Eleitoral culminaram numa das experiências políticas mais reais e importantes dos últimos tempos", salientou.    

Das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), 17 serão ocupadas por deputados reeleitos e sete por estreantes ou que retornam ao Parlamento Estadual. Eles tomarão posse em 1º de fevereiro de 2023, quando terá início a 12ª Legislatura e será eleita a Mesa Diretora para os dois primeiros anos de trabalho (saiba mais clicando aqui). 

Já no dia 2 de fevereiro, com cunho solene e festivo, serão abertos os trabalhos na Assembleia Legislativa pela nova Mesa Diretora, também como preconiza o Regimento Interno, marcando a instalação da 1ª Sessão Legislativa da nova Legislatura. Veja todos os detalhes dos ritos neste link.

Confira abaixo um breve histórico sobre cada deputado, por ordem de número de votos, conforme totalização divulgada pelo TRE/MS:

Mara Caseiro reeleita com 49.512 votos. Formada em Odontologia pela Unoeste, foi vereadora e prefeita de Eldorado. Atuou como diretora-presidente da Fundação Estadual de Cultura e  exercerá o quarto mandato na Assembleia Legislativa. 

Paulo Corrêa reeleito com 49.184 votos. Nasceu em Campo Grande no dia 24 de julho de 1957. Formado em Engenharia Civil, começou a carreira política como secretário de Estado de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Desde 1997, ocupa uma cadeira no Legislativo Estadual.

Zeca do PT (PT) eleito com 47.193 votos. Nasceu em 24 de fevereiro de 1950, em Porto Murtinho. Bancário, ele já foi deputado federal (2015-2019), deputado estadual (1990-1998), governador de Mato Grosso do Sul (1999-2006), vereador de Campo Grande (2013-2017).

Jamilson Name (PSDB) reeleito com 43.435 votos. Ele é empresário e nasceu no município de Sidrolândia, em 16 de setembro de 1980, vai ocupar pela segunda vez uma cadeira no Legislativo Estadual. 

Zé Teixeira (PSDB) reeleito com 39.329 votos. Pecuarista e representante da grande Dourados, é natural do Estado da Bahia e está no Mato Grosso do Sul desde 1962. Assumirá o oitavo mandato parlamentar.

Lidio Lopes (Patriota) reeleito com 32.412 votos. Advogado e funcionário de carreira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), ele nasceu no município de Iguatemi, no dia 5 de agosto de 1966. 

Caravina (PSDB) eleito com 31.952 votos. Nascido em Presidente Prudente, no dia 30 de junho de 1970, ele foi delegado da Polícia Civil, prefeito de Bataguassu, presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e secretário-adjunto de Infraestrutura do Governo do Estado.

Coronel David (PL) reeleito com 31.480 votos. Militar reformado, ele já foi comandante-geral da Polícia Militar, da Polícia Militar Ambiental (PMA) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e deputado estadual. Nasceu dia 27 de janeiro de 1965, em Campo Grande.

Pedro Kemp (PT) reeleito com 27.969 votos para o sexto mandato como deputado estadual. Nasceu em Presidente Prudente, interior de São Paulo, no dia 5 de Maio de 1962. Psicólogo, iniciou a carreira política como vereador em Campo Grande no ano de 1996.

Lucas de Lima (PDT) reeleito com 26.575 votos. Natural de São Martinho do Oeste, interior de São Paulo, ele é radialista e assume o segundo mandato no Parlamento Estadual.

Junior Mochi (MDB) eleito com 26.108 votos. Natural de Itápolis (SP), ele é advogado e presidente estadual do MDB. Foi prefeito de Coxim (1996-2004) e deputado estadual (2006-2014).

João Henrique (PL) reeleito com 25.914 votos para o segundo mandato na ALEMS. Advogado, ele nasceu em Campo Grande no dia 19 de abril de 1988. 

Gerson Claro (PP) reeleito com 25.839 votos. Nasceu no município de Itaporã em 8 de novembro de 1967. Formado em Direito, foi diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) e segue para o segundo mandato.

Londres Machado (PP) reeleito com 25.691 votos. Nascido em 3 de fevereiro de 1942, no município de Rio Brilhante, conquistou o 14º  mandato como deputado estadual. Foi presidente do Parlamento Estadual e participou da Assembleia Constituinte em 1978.

Antônio Vaz (Republicanos) reeleito com 19.395 votos. Nasceu no dia 23 de setembro de 1964, em Sorocaba, interior paulista. Já foi vereador em Itapevi, na grande São Paulo, e garantiu o segundo mandato de deputado estadual.    

Rafael Tavares (PRTB) eleito com 18.224 votos. Com 37 anos, estreia sua vida pública como deputado estadual. Nascido em Campo Grande é empresário e fundador do Movimento Conservador EndireitaMS. 

Renato Câmara (MDB) reeleito com 17.756 votos.  Nascido em 7 de setembro de 1972, ele é engenheiro agrônomo. Foi prefeito de Ivinhema e renovou seu mandato parlamentar. 

Amarildo Cruz (PT) reeleito com 17.249 votos. Fiscal tributário estadual, ele já foi presidente da Agência Estadual de Habitação (Agehab), superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Mato Grosso do Sul (Ibama-MS).

Neno Razuk (PL) reeleito com 17.023 votos. Empresário, ele nasceu em Campo Grande, no dia 12 de outubro de 1978, e vai exercer o cargo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pela segunda vez. 

Marcio Fernandes (MDB) reeleito com 16.111 votos. Ele é de Umuarama, interior do Paraná, e nasceu no dia 15 de fevereiro de 1979. O médico veterinário vai cumprir o quinto mandato na Casa de Leis.

Pedrossian Neto (PSD) eleito com 15.994 votos. Formado em Ciências Econômicas, foi professor universitário, secretário-adjunto de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Semagro) e secretário de Finanças e Planejamento (Sefin).

Lia Nogueira (PSDB) eleita com 15.155 votos. Formada em Jornalismo e Direito, ela tem 48 anos. Foi vereadora de Dourados e faz sua estreia na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Roberto Hashioka (União Brasil) eleito com 13.662 votos. Engenheiro Civil, foi prefeito de Nova Andradina, diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems), diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), secretário de Estado de Administração e Desburocratização e secretário de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).

Professor Rinaldo Modesto (Podemos) reeleito com 12.800 votos. Nasceu em Glória de Dourados no dia 30 de Mario de 1965 e foi criado no Distrito de Culturama. Começou a carreira política como vereador de Campo Grande.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.