Comenda Zumbi dos Palmares é entregue em noite de celebração da Consciência Negra

Imagem: Homenageados receberam a Comenda "Zumbi dos Palmares" durante a sessão solene
Homenageados receberam a Comenda "Zumbi dos Palmares" durante a sessão solene
20/11/2018 - 22:00 Por: Paulo Radamés   Foto: Luciana Nassar

No dia em que se comemora a Consciência Negra no Brasil, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou sessão solene nesta terça-feira (20) em homenagem aos cidadãos e instituições que se destacaram em âmbito estadual na promoção da igualdade racial e no combate ao racismo.

Proposta pelo deputado Amarildo Cruz (PT), a reunião comemorativa contou com a presença de artistas e esportistas de diferentes matizes, que ofereceram ao público manifestações como roda de capoeira, música caipira e intervenções poéticas antes da entrega da Comenda Zumbi dos Palmares, instituída pelo Parlamento Estadual, por meio da Resolução 36/2009.

Amarildo Cruz iniciou seu discurso destacando a contribuição da população negra para a formação da identidade nacional. “Temos os negros como uma parcela muito importante da nossa composição social, sendo o Brasil o país fora da África com mais negros no planeta. Por isso, vejo nossos homenageados, ilustres, que carregam em sua historia o compromisso de luta e combate ao racismo. Sabemos que quem deu cultura, música, culinária, literatura ao nosso país, por mais que queriam negar, foram os negros”, disse. O deputado ainda fez referências ao esforço contínuo que deve ser feito em relação ao problema. “Negar o racismo no Brasil não interessa a quem quer um país melhor para se viver, pois só resolvemos um problema discutindo sobre ele. Assim quero fazer um chamamento aos deputados que comporão a próxima Legislatura para que não paremos de fazer nossa voz ecoar, que não deixemos que essa discussão não tenha o tamanho que deve ter”, finalizou.

Além do deputado proponente, estiveram presentes João Grandão e Cabo Almi (PT), Barbosinha (DEM), Renato Câmara (MDB) e Enelvo Felini (PSDB). Já na composição da mesa, estiveram Leonardo de Oliveira Melo, subsecretário estadual de Promoção da Igualdade Racial, Tata de Inkince Omim Baoxe, da Casa Roça Unzo Abaça de Rodalinda, Reverendo Hugo Armando Sanchez, da Igreja Anglicana, a professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Maria de Lourdes da Silva, o padre Agenor Martins da Silva, que coordena a Pastoral da Arquidiocese de Campo Grande e Isaura Regina Castelo Branco, servidora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Homenageados - Este ano foram homenageadas as seguintes pessoas: Arthur Padilha, Agenor Martins da Silva, Eliane Freitas Luz Medina, Elma Tânia Oliveira Gomes, Isaura Regina Castelo Branco, José Osvani Jorge de Oliveira, Juventino Batista de Arruda, Lígia Souza Braga, Marcos Aurélio da Conceição Matos, Maria Helena da Silva de Faria, Renilda Ferreira dos Santos, Silvia Cristina Paixão, Simone dos Santos, por indicação do deputado Amarildo Cruz; Cleoni Rodrigues Ferreira, por indicação do deputado Barbosinha; Benivaldo Ferreira Pinho, por indicação do deputado Cabo Almi; Eurídes Antônio da Silva, por indicação do deputado Enelvo Felini; Douglas Correia da Silva, o Mestre Pernalonga; Leia Vieira de Oliveira Machado, Mestra Pantaneira; Neurandi Pereira de Oliveira, por indicação do deputado João Grandão; Carlos Tadeu Henrique do Carmo, por indicação do deputado Renato Câmara, Robson Barros de Almeida, por indicação do deputado Paulo Correa; Carlos Henrique dos Santos Justino, por indicação da deputada Mara Caseiro e Zeanir de Oliveira Silva, por indicação do deputado Herculano Borges.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.