Livro de ex-deputado sobre história de MS será lançado na Casa de Leis

Imagem: Jornalista e ex-deputado constituinte, Sergio Cruz, usou como fontes livros de historiadores, memorialistas e jornais de época
Jornalista e ex-deputado constituinte, Sergio Cruz, usou como fontes livros de historiadores, memorialistas e jornais de época
09/04/2024 - 10:32 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Divulgação


Presidente Gerson: "História de MS deve ser sempre valorizada"

Será lançado no Palácio Guaicurus, sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), às 8h de quarta-feira (10), o livro “História da Fundação de Mato Grosso do Sul”, do jornalista Sergio Cruz. O posfácio da obra é assinado pelo presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), que foi professor de História.

“Ressalta-se a importância do debate constante em nossa sociedade sobre nossa própria identidade, vide o 'Mato Grosso do Sul ou Estado do Pantanal". Assim, o presidente encerra o posfácio do livro, reconhecendo a importância em aprofundar o conhecimento e a compreensão do contexto histórico e da formação do Estado.


Autor foi deputado constituinte

A obra, com 310páginas, segue toda a trajetória do movimento separatista até a promulgação da primeira Constituição de Mato Grosso do Sul, em 1979. Sergio Cruz foi um dos deputados constituintes (saiba mais clicando aqui).

"É um trabalho de jornalismo histórico, subsidiado por jornais da época, livros de historiadores consagrados e memorialistas. Os fatos estão elencados na linha do tempo e revelam informações importantes para complementação da história do Estado nascente. Registramos episódios pouco estudados, como o papel dos maragatos Bento Xavier e Barros Cassal no processo divisionista e a resistência dos cuiabanos, que retardou o processo de emancipação do Sul”, disse o escritor.

O lançamento será realizado no saguão principal da ALEMS, durante solenidade aberta ao público e à imprensa. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.