Acessibilidade

ALMS acessível e inclusiva

Vivemos em uma sociedade digital e todo cidadão tem o direito de acesso ao que acontece no Poder Legislativo. Projetos, resoluções, audiências públicas, reuniões e seminários, entre outros eventos, fazem parte da programação da Casa de Leis e trabalhamos para que você encontre rapidamente o que precisa.

As informações estão disponíveis no portal institucional, que conta com dispositivos de acessibilidade inclusiva. Logo na primeira página, o visitante pode acessar os canais Alto Contraste e Aumento da Fonte, além do Menu com Atalhos e VLibras (VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets) para ajustar a visualização conforme a necessidade.

Já o Audima é uma ferramenta criada por brasileira converte texto em áudio com locução natural e permite navegação mais agradável ao diferenciar palavras de imagens. É possívem fazer o download do aplicativo no link audima.co/startnow/.

Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em páginas com a pesquisa disponível, chega-se diretamente à pesquisa do site.
Teclando-se Alt + 4 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao rodapé do site.

Esses atalhos estão disponíveis para todos que utilizam o navegador Chrome, mas existem algumas variações para outros navegadores.

Para quem prefere utilizar o Internet Explorer, é preciso apertar o botão Enter do seu teclado após uma das combinações acima. Portanto, para chegar ao rodapé é preciso pressionar Alt+4 e depois Enter.

No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.

Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.

No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.


Links Úteis de Soluções de Acessibilidade

LianeTTS
O LianeTTS é um software livre para inclusão digital. A solução se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, o uso de computadores por deficientes visuais.

DOSVOX
O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.

Mecdaisy
É uma solução tecnológica que permite a produção de livros em formato digital acessível, no padrão Daisy. Desenvolvido por meio de parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - NCE/UFRJ - o Mecdaisy possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado.

Virtual Vision
O Virtual Vision é a solução definitiva para que pessoas com deficiência visual possam utilizar com autonomia o Windows, o Office, o Internet Explorer e outros aplicativos, através da leitura dos menus e telas desses programas por um sintetizador de voz.

JECRIPE
A JECRIPE foi criada para atender as pessoas com necessidades especiais, por meio do desenvolvimento de jogos eletrônicos

Monet
O Monet é um software para desenhar gráficos em uma impressora Braille.

Braille Fácil
O programa Braille Fácil permite que a criação de uma impressão Braille seja uma tarefa muito rápida e fácil, que possa ser realizada com um mínimo de conhecimento da codificação Braille.Através do Braille Fácil, tarefas simples como impressão de textos corridos são absolutamente triviais
 
Dirce
O Dirce é um programa para a reprodução de livros digitais falados.

Tem alguma sugestão de aplicativo ou iniciativa que auxilie na acessibilidade? Manda pra gente através do contato da nossa Secretaria de Comunicação.