Zeca do PT - PT

[email protected] - (67) 3389-6305

Natural de Porto Murtinho (MS), na fronteira com o Paraguai, José Orcírio Miranda dos Santos - o Zeca do PT - nasceu em 24 de fevereiro de 1950, filho de Orcírio dos Santos e Assunção Miranda dos Santos.

Casado com a professora aposentada Gilda Maria desde 29 de dezembro de 1983, é pai de Thiara Domitila (mãe dos netos Maria Liriah, Pedro Orcirio e Aimeé Valentine), Janice e Thaisa Haidê (mãe dos netos Kalil José e Ana Cecília).

Zeca é bancário aposentado pelo Banco do Brasil. Começou sua carreira política como um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul, além de ter militado no Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, entidade da qual foi presidente.

Foi o candidato a vereador mais votado de Campo Grande nas eleições de 1988, porém, não pôde assumir pelo fato de o PT não atingir o quociente eleitoral exigido. Em 1990, tornou-se o primeiro deputado estadual a ser eleito pelo PT no estado, sendo reeleito em 1994.

Na eleição de 1996, foi candidato a prefeito de Campo Grande. Perdeu por apenas 411 votos, de um total de 261.837 votos válidos, em um pleito marcado por fortes indícios de compra maciça de votos por parte do vencedor.

Foi candidato a governador de Mato Grosso do Sul nas eleições de 1998, pulando de 2% das intenções de voto, no início da campanha no 1º turno, para uma vitória com 61% dos votos válidos no 2º turno. Em 2002, foi reeleito após o segundo turno com 53% dos votos válidos.

Após alguns anos longe da política, retornou nas eleições municipais de 2012 com o objetivo de fortalecer o PT. Foi candidato a vereador em Campo Grande, sendo eleito com 13.010 votos, a maior votação de um vereador na história da Capital.

Nas eleições de 2014, foi eleito deputado federal com mais um recorde: 160.556 votos, sendo ainda hoje o federal mais votado da história de Mato Grosso do Sul.

Convocado por Lula para mais uma vez ajudar a fortalecer o PT, Zeca foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2022. Além de ajudar Lula a retornar para a Presidência da República, teve uma votação expressiva - 47.193 votos - sendo o terceiro deputado estadual mais bem votado no estado e contribuindo decisivamente para a eleição da bancada do PT na Assembleia Legislativa.


Acompanhe o Zeca pela internet e redes sociais!

BANCO DE IMAGENS - Zeca do PT