PL: Jamilson reivindica preferência em vacinação contra covid-19 aos doadores de sangue

Imagem: Em projeto apresentado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Jamilson destaca doadores de sangue
Em projeto apresentado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Jamilson destaca doadores de sangue
04/05/2021 - 11:47 Por: Mauro Silva (Assessoria de Comunicação)   Foto: Foto-arquivo

Em tempos de pandemia, os bancos de sangue do Estado tiveram uma redução em seus estoques pela falta de doadores. Mesmo assim, existem aqueles que não deixaram de doar e, para incentivar ainda mais este ato, o deputado Jamilson (sem partido) apresentou proposta que assegura o direito de preferência à vacinação contra o vírus da covid-19 aos doadores voluntários de sangue de Mato Grosso do Sul. O Projeto de Lei (PL) foi apresentado durante sessão ordinária, realizada de forma remota, nesta terça-feira (4).

“Por várias vezes acompanhei nos noticiários que os bancos de sangue do Estado estavam com o estoque baixo. Isso ocorreu por uma série de fatores como o lockdown, situação em que as pessoas tinham que ficar em suas casas, e também devido ao medo em doar e acabar se contaminando”, ressaltou Jamilson.

“E, mesmo com esses fatores, muitos não deixaram de doar, portanto, acredito que, com a minha proposta, vamos incentivar que as doações voltem à normalidade assim que os doadores sejam imunizados”, acrescentou.

Conforme inserido no projeto, fica assegurado o direito de ter preferência na vacinação contra a covid-19 aos doadores voluntários. Porém, para usufruir desse direito, o doador precisa estar cadastrado no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul), e que comprovem a efetiva regularidade dessa condição, pelo prazo de, no mínimo, 6 (seis) meses.

Hemosul

Conforme divulgado no site do Hemosul, a rede cumpre com todas as medidas de biossegurança, distanciamento entre as cadeiras de espera e doação. O local tem álcool em gel disponível em suas instalações e o uso da máscara é imprescindível e obrigatório.

Para doar sangue, é preciso ter em mãos o documento oficial com foto, se alimentar bem, além de estar com boa saúde, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos; os menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal.

Antes de ir ao Hemosul, o doador deve ligar para os números (67) 3312-1516 ou 3312-1529 / (67) 99298-6316 WhatsApp.

OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Em 11 de março do mesmo ano, a covid-19 foi caracterizada pela OMS como pandemia.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.