ALEMS no combate ao Coronavírus

Com protagonismo da ALEMS, termina a 24ª Conferência da Unale em MS

Imagem: Evento ocorreu de 24 a 26 de novembro, em Campo Grande (MS)
Evento ocorreu de 24 a 26 de novembro, em Campo Grande (MS)
26/11/2021 - 12:11 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Fernanda Kintschner

Os caminhos dos Parlamentos Estaduais foram redesenhados nos três dias de encontros realizados pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na 24ª Conferência, em Campo Grande (MS), que encerrou nesta sexta-feira (26). Como anfitriã, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) compôs mesa em painéis, teve voz em reuniões, fez a cobertura completa do evento e elegeu o novo presidente da Unale, Lidio Lopes (PATRI-MS) para o biênio 2022-2023.

“Uma honra receber um evento dessa magnitude, com parlamentares de todo o Brasil. Trabalhamos intensamente para que tudo desse certo e deu. Todos foram bem recepcionados e saímos ainda mais fortalecidos com o Lidio presidente. É muito orgulho para o Mato Grosso do Sul e agora esperamos que todos voltem ao estado como turistas para aproveitar as belezas naturais que temos por aqui”, comemorou o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa.

Para o deputado Lídio Lopes, o evento foi um sucesso. “A 25ª Conferência não vai ser anunciada ainda, pois a nossa já foi definida em cima da hora pela situação pandêmica, mas alguns estados já estão se mobilizando, o desejo é muito grande, porque o desafio deles agora é superar. A nossa foi a melhor conferência da história dos 25 anos da Unale, somos recordistas com mais de 5,1 mil inscritos”, ressaltou o deputado Lidio Lopes. De acordo com informações da entidade, do total de inscritos, 2.811 acompanharam online os três dias de transmissões pela plataforma oficial.

Assembleia Cidadã

O fechamento do evento ocorreu com a entrega do Troféu Assembleia Cidadã, que tem o objetivo de premiar as Casas de Leis que tenham projetos que “inovem e humanizem o serviço legislativo aos cidadãos”, explicou a deputada Ivana Bastos (PSD-BA), que deixa a presidência da Unale este ano e foi quem anunciou os premiados de cada uma três categorias concorrentes.


Uma das premiadas do dia foi a Assembleia do Amazonas

Foto: Luciana Nassar

Na categoria Gestão a vencedora foi a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte com o projeto E-Legis. Na categoria Atendimento ao Cidadão a vencedora foi a Assembleia Legislativa do Amazonas, com o projeto Procon Legislativo + Cidadão do Amazonas. E na terceira categoria, Projetos Especiais, a vencedora foi a Assembleia Legislativa de Pernambuco com o Aplicativo LiderAlepe. Além de R$ 20 mil em dinheiro para ser investido projeto vencedor, cada Casa Legislativa ganhou um troféu, o Selo Assembleia Cidadã, um DVD do Grupo Sampri que se apresentou durante o evento, uma estatueta da etnia Terena e uma pintura da artista plástica Mariza Helena.

Todo o evento está disponibilizado nas plataformas do Facebook e Youtube da ALEMS e integram a programação da TV e Rádio Assembleia, além de notícias que podem ser acessadas novamente no Site Oficial www.al.ms.gov.br.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.