Reforma na ALEMS segue cronograma garantindo melhorias e mais acessibilidade

Imagem: O Plenarinho Deputado Nelito Câmara está sendo modernizado para receber a população sul-mato-grossense
O Plenarinho Deputado Nelito Câmara está sendo modernizado para receber a população sul-mato-grossense
20/04/2022 - 11:17 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Wagner Guimarães, Luciana Nassar e Gustavo Nunes


Presidente Paulo Corrêa e 1º secretário, Zé Teixeira, vistoriam

constantemente as obras 

A reforma no prédio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) segue o cronograma garantindo melhorias e mais acessibilidade em todos os setores do Palácio Guaicurus. A previsão é de que o projeto acústico do Plenarinho Deputado Nelito Câmara, assim como dos estúdios da  TV ALEMS e Rádio ALEMS, esteja concluído em 30 dias. 

O 1º secretário da Casa de Leis, deputado Zé Teixeira (PSDB), considerou o trabalho desafiador, em especial essa etapa, pois foi estabelecido um novo padrão acústico. “Existia a preocupação com a acústica desses ambientes, por essa razão o nosso projeto visa garantir a otimização do som”, disse.  

No próximo dia 21, feriado de Tiradentes, as equipes irão desligar a atual subestação elétrica refrigerada a óleo. “Essa subestação existe desde 1986. Vamos instalar novos transformadores a vácuo, modernizando a estrutura e reduzindo possibilidades de riscos, que atenderão a demanda por mais 20 anos”, explicou o arquiteto da ALEMS, Neder Schabib Peres.


O novo elevador eletromecânico e panorâmico foi instalado no Bloco A

Cerca de 60% do telhado já foi trocado. Ainda segundo Neder, a previsão de conclusão de toda essa etapa deve ser de três meses. O mesmo prazo foi estabelecido para a implantação total do sistema de irrigação, que já foi escavado e preparado para a reserva de água.

Nesta semana, deve ser finalizada a instalação das claraboias, que ampliarão a iluminação e gerarão economia a médio e longo prazos. Recentemente, foi entregue o novo elevador (atendendo aos requisitos de acessibilidade) e encerrado o recapeamento do estacionamento. As guaritas também foram revitalizadas. 

O Palácio Guaicurus foi entregue em março de 1986 pelo então governador Wilson Barbosa Martins. Já passaram por reformas as redes lógica e de energia elétrica, as copas, os banheiros, os plenários, os pisos e forros do saguão e parte administrativa, bem como os gabinetes parlamentares, o sistema hidráulico e de esgoto e os sistemas de ares condicionados. Foram construídas escadas de emergência e realizadas outras readequações em acessibilidade (saiba mais clicando aqui). 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.