Obras de reforma e modernização da ALEMS são tema do podcast Falando da Casa

Imagem: O entrevistado detalhou alguns aspectos das novas instalações e a modernização do Parlamento Estadual
O entrevistado detalhou alguns aspectos das novas instalações e a modernização do Parlamento Estadual
05/07/2022 - 15:35 Por: Aline Kraemer   Foto: Wagner Guimarães

Nesta edição do podcast Falando da Casa o tema abordado são as obras de reforma e modernização do Palácio Guaicurus, sede administrativa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Aline Kraemer e Osvaldo Júnior conversaram com Néder Schabib Peres, que é arquiteto do Legislativo e o responsável técnico pelas obras de infraestrutura do prédio.

O bate-papo com o servidor contemplou curiosidades da construção do prédio e principais aspectos da reforma. Em 1986, o Palácio Guaicurus foi inaugurado pelo então governador, Wilson Barbosa Martins, e está localizado na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, no Parque dos Poderes, em Campo Grande-MS.

“Para a construção da fachada da Casa de Leis, foi realizado um concurso com objetivo de escolher o melhor projeto do ponto de vista arquitetônico. Inclusive, os projetos originais do prédio são protegidos por direitos autorais”, disse Peres.

Garantindo melhorias e mais acessibilidade em todos os setores do Palácio Guaicurus, ele explicou que os sistemas estavam precisando ser substituídos ou passar por manutenção significativa pelo motivo de alcançarem a vida útil. Durante o bate-papo, ele enfatizou o quanto é desafiador reformar e modernizar a estrutura do prédio quando se tem servidores trabalhando normalmente. O servidor especificou os vários pontos para adequação na parte externa e as principais melhorias que a reforma proporcionou tanto aos servidores quanto à população.


Novas claraboias ampliam a iluminação e geram economia 

Imagem: Aline Kraemer

Reinstalação das claraboias, que agora são mais seguras e otimizam a iluminação e a temperatura, foi um dos procedimentos destacado pelo profissional. Adequação dos vários aspectos referentes à acessibilidade de todo prédio também foi elencado durante o programa. O arquiteto exemplificou a preocupação com a sustentabilidade em relação ao material a ser aplicado, pensando em uma durabilidade maior e o cuidado com o meio ambiente. 

A responsabilidade das obras de melhorias na ALEMS é da Mesa Diretora, representada pelo 1ª Secretaria da Casa de Leis. Este é o tema do novo episódio do podcast Falando da Casa (acesse aqui), uma iniciativa da Comunicação Institucional do Parlamento Estadual.

Podcast

O Falando da Casa é o podcast oficial da ALEMS. Notícias, projetos de lei, debates, atuação parlamentar e o dia a dia na Casa de Leis, que é a casa do cidadão que vive em MS, são abordados durante conversas leves, descontraídas, como aquelas que temos em casa enquanto tomamos café. Todos os episódios estão disponibilizados no Spotify por meio desse link.

Para saber mais sobre a história do Parlamento Estadual, clique aqui

*Texto alterado.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.