Livro digital da ALEMS narra violência doméstica e como romper ciclo 

Imagem: Dona Iguana representa muitas mulheres em MS e a ajuda pode ser você
Dona Iguana representa muitas mulheres em MS e a ajuda pode ser você
30/08/2022 - 10:20 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Arte Luciana Kawassaki

A literatura Infantil tem se mostrado fundamental para abordagem de assuntos atuais e que se refletem na sociedade, pois traz à luz temáticas desafiadoras, como, por exemplo, a violência doméstica. No encerramento deste Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) lança o livro “Iguana Calada: Uma História de Superação e Liberdade”.

A história da violência sofrida por dona Iguana, cometida, pelo marido, o Lobo Guará, é uma produção da Gerência de Site e Mídias Sociais da ALEMS, escrita pela jornalista Glaucia Jandre e ilustrada pela artista visual Luciana Kawassaki. “Este livro digital, de forma lúdica, tenta tocar o coração dos leitores para a necessidade de atenção às vítimas que possam estar pedindo socorro, mesmo sem coragem para falar. É uma forma de ensinar crianças e adultos a romperem ciclos de violência e buscar ajuda na rede de proteção”, afirma Glaucia.

A Campanha Agosto Lilás existe por força da Lei Estadual 4.969/2016 e tem como um dos objetivos a divulgação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) – além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência e informar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher.

“O material é o quinto neste formato e espera chegar às mãos das pessoas com ajuda da tecnologia ou de forma impressa, com o cheirinho de um bom livro. Se você presenciar um caso de violência contra a mulher, chame imediatamente a Polícia Militar pelo 190 ou leve a vítima para ser atendida nas delegacias da mulher ou na Casa da Mulher Brasileira. Ainda é possível denunciar pelos canais 180 e disque 100 e pelo aplicativo MS Digital”, destaca a jornalista.

E como dar "vida" aos personagens? "Eu sempre acho um desafio enorme ilustrar essas histórias. Ao mesmo tempo, foi aqui na Assembleia, com esses livros digitais, que descobri que consigo solucionar visualmente uma história, os personagens, de um jeito satisfatório, simpático, e fico feliz que cada mensagem, tão importante socialmente, possa chegar ao maior número possível de pessoas gratuitamente", afirma a ilustradora Luciana.

Para ler a história dessa Iguana inspiradora, clique aqui

Para conhecer todos os livros digitais produzidos pela Gerência de Site e Mídias Sociais da ALEMS, clique aqui



ALEMS e Elas

Como parte das ações do Agosto Lilás, a ALEMS também conta com uma página especial, reunindo a legislação estadual que beneficia as mulheres em diversos âmbitos, incluindo o combate à violência familiar e de gênero. Saiba mais clicando aqui

Para inspirar o empoderamento feminino, a página também mostra as deputadas que já passaram pelas 11 Legislaturas nos quase 45 anos da ALEMS, assim como exemplos de mulheres que fizeram história no Estado, nas áreas política, social, artística e econômica, entre outras. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.