Reforma ALEMS: Data Center garante preservação de dados históricos

Imagem: Mais uma etapa da reforma da ALEMS está prestes a ser concluída
Mais uma etapa da reforma da ALEMS está prestes a ser concluída
25/10/2022 - 13:05 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar

A Casa de Leis está se modernizando cada vez mais e entrega, em breve, outra etapa da reforma do Palácio Guaicurus, com a construção de um novo local para abrigar o Data Center, ou seja, uma instalação física onde se concentrarão os computadores e equipamentos eletrônicos que hoje dão suporte ao trabalho legislativo e administrativo.


Novo local será abastecido com geradores próprios 

Técnicos da Secretaria de Infraestrutura explicaram que as obras estão previstas para terminar em dezembro. “Será uma sala certificada de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados e as mais modernas normas de segurança. Ela está sendo preparada aguentar 5.000ºC ou uma inundação de até 1,5 de profundidade, além de arrombamento, disparo de arma de fogo, enfim, parece exagerado, mas é necessário para estar preparado para uma catástrofe”, ponderou o arquiteto responsável, Neder Schabib Péres.

Segundo Neder, a empresa contratada para a obra tem em seu know-how o caso de um Tribunal de Justiça que pegou fogo, destruindo parte do prédio, mas que teve seus dados protegidos. “É isso que a gente busca aqui, pois são dados com muito valor histórico. Após o fogo, eles logo conseguiram restabelecer o serviço. Para isso, fizemos adequações na subestação, para receber os geradores que permitirão um sistema que nunca precisará ser desligado, nem mesmo para manutenção, e já pensamos também em uma ampliação futura. Hoje, precisamos de 2 a 4 racks e ali tem espaço para oito raques e vamos demorar um bom tempo para dobrar de tamanho”, explicou o arquiteto. 


Sala será protegida e deve ser entregue até dezembro

Além de ampliar a capacidade física de espaço e de armazenamento de dados, o gerente de Informática da Casa de Leis, Enio Marcelo Buzaneli, comemorou que haverá autonomia de energia. “Hoje, temos a capacidade de 450 teras de dados e já estamos utilizando cerca de 80%. Com essa ampliação e atualização de equipamentos, teremos espaço para mais 10 anos despreocupados. A segurança dos dados é a questão principal, pois temos imagens, sons e vídeos da TV Assembleia, por exemplo, e isso é a história do Estado. Além disso, temos os dados do RH, do site oficial, temos serviços de internet, webmail, o próprio processo legislativo. Com os geradores teremos autonomia, comparou Enio.

A visita técnica ao local ocorreu nesta terça-feira (25). A nova sala ficará no subsolo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.