Contra o racismo, Coronel David homenageia personalidades com Troféu Zumbi dos Palmares

Imagem:
21/11/2022 - 13:00 Por: Assessoria de Comunicação Coronel David    Foto: Pedro Ernesto

A Assembleia Legislativa de MS promoveu na última sexta-feira, 18, uma sessão solene para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, que se comemora no dia 20 de novembro. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados e que conseguiam fugir da escravidão.

Na celebração foram homenageadas as pessoas que se destacam na luta contra o racismo. O deputado Coronel David (PL) indicou para receber o prêmio Zumbi dos Palmares, o Pastor evangélico, Cícero das Chagas Oliveira que presta serviços à comunidade mais carente cuidando e aconselhando da vida espiritual das pessoas. Também foi homenageada a professora de artes e educação especial, Marcilene Maria Martins do Prado, que além da profissão que estabelece uma relação de desenvolvimento social, é descendente de Dionísio Antônio Vieira, mineiro que fundou a comunidade Quilombola Furnas do Dionísio.

Ações afirmativas

“Não podemos tolerar esse tipo de crime que é o racismo e principalmente devemos combater todos os dias os antirracistas. Por isso, esta noite, além de fazer uma reflexão sobre este crime terrível, valorizamos quem atuou na luta e fez história em Mato Grosso do Sul entregando o Prêmio Zumbi de Palmares”, afirmou o deputado Coronel David. Em razão de compromissos agendados, a entrega das premiações foi feita por sua representante, a assessora parlamentar e Chefe de Gabinete, Simone Silva.

Com a palavra, os homenageados

“Eu me sinto muito honrada recebendo este prêmio. Como descendente do Dionísio Antônio Vieira e integrante da comunidade Quilombola fundada por ele, Furnas de Dionísio, quero dizer que, eu vivencio o reconhecimento do meu trisavô, que foi aguerrido na luta por igualdade racial, e hoje estou aqui graças ao Deputado Coronel David e não posso deixar de lhe agradecer, Coronel David, muito obrigada por esta linda homenagem, nós do Quilambola não vamos nos esquecer do senhor”, salientou a Professora Marcilene Maria.

“Receber o Troféu Zumbi dos Palmares, como homenagem ao nosso trabalho e a nossa luta, tem uma representação de grande valor, para nós, que vivemos em comunidades carentes e prestamos um trabalho social também nos presídios. Sentimos que o deputado Coronel David nos enxergou e com isso, nos sentimos valorizados e honrados pelo que fazemos e acreditamos. Deputado Coronel David receba o nosso muito obrigado”, frisou o Pastor.

Reflexão como ponto de solução

Para o deputado Coronel David, o momento é de refletir e falar sobre o tema. “Vejo como um dia de respeito, por aqueles que um dia lutaram para conquistar a liberdade, e hoje lutam para alcançar mudanças expressivas na arte, na música, na educação e na política. Como parlamentar, trabalhamos para erradicar os problemas da sociedade como um todo e o racismo, não tem espaço e nem vez na democracia. Por esse motivo é tão importante a presença deste movimento no legislativo, aliás, política também é isso, reconhecer esforços e presentear guerreiros da causa humana”, pontuou o parlamentar.  

Assessoria de Comunicação Deputado Coronel David

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.