Conteúdo institucional diversificado aproxima cidadãos da ALEMS

Imagem: Além de acompanhar as atividades parlamentares, a equipe de Comunicação da ALEMS produz materiais com temáticas sociais
Além de acompanhar as atividades parlamentares, a equipe de Comunicação da ALEMS produz materiais com temáticas sociais
26/12/2022 - 07:35 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Wagner Guimarães/Arquivo ALEMS

Aliado ao conjunto das ações desenvolvidas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o trabalho da Comunicação Institucional da Casa de Leis é pautado por assuntos de interesse público relacionados a toda a sociedade. Neste ano, a Comunicação da ALEMS produziu, com diferentes formatos, diversificado conteúdo sobre temas que fazem parte do cotidiano dos sul-mato-grossenses, prestando contas, garantindo transparência às ações do Poder Legislativo e contribuindo para a sensibilização sobre preconceitos, violência e defesa e promoção de direitos.  


Inclusão: Site Oficial conta com recursos de acessibilidade

Foram mais de 1,4 mil matérias no Site ALEMS, 43 programas veiculados em 16 horas diárias de transmissão pela TV ALEMS e diversos boletins da Rádio ALEMS, com informações das atividades parlamentares alcançando os 79 municípios do Estado.

São textos, imagens, vídeos, áudios, artes, infográficos, que tratam, com a participação de especialistas, sobre direitos humanos, meio ambiente, saúde, cidadania, cultura, segurança pública, racismo, legislação, direitos dos idosos, pessoas com deficiência, mulheres, crianças, além de temas ligados à literatura, artes, mobilidade urbana, gastronomia.

Durante a fase mais aguda da crise causada pelo coronavírus, informativos reuniram as ações parlamentares dedicadas à prevenção e combate à Covid-19. Acesse clicando aqui


TV, Rádio, Site e Mídias Sociais divulgam as ações parlamentares

Os profissionais da Comunicação da ALEMS também informam sobre o dia a dia do trabalho parlamentar, com transmissão ao vivo e repercussões posteriores das sessões plenárias, das reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e outras atividades do Legislativo, como audiências públicas, seminários e sessões solenes. 

TV, Rádio e Site

Com uma equipe de 41 profissionais, a TV ALEMS exibe ao vivo e faz cobertura das sessões plenárias, audiências públicas, reuniões das comissões e frentes parlamentares, seminários e outros eventos realizados na Casa de Leis. Além disso, a TV tem, em sua grade, documentários e programas de entrevistas, com produção própria e de parceiros, que tratam de assuntos que impactam na vida dos cidadãos. 


Jornalista e técnico editando material da TV ALEMS

(Foto: Léo Rocha)

A Rádio ALEMS produz, em média, cinco boletins jornalísticos diários sobre o trabalho parlamentar. Com retransmissão por diversas emissoras parceiras, esse conteúdo chega a todos os municípios de Mato Grosso do Sul. A Rádio tem também uma programação diversificada, com agenda cultural de eventos gratuitos de fim de semana, entrevistas, debates e músicas sem intervalo comercial e com atenção especial aos artistas locais.

Os canais para acessar todo o conteúdo institucional da ALEMS, e que reúne informações das atividades parlamentares e materiais especiais sobre assuntos de interesse público e presentes nos debates da Casa de Leis, estão na primeira página do Site Oficial (www.al.ms.gov.br).

Na Agência de Notícias, sob responsabilidade da Gerência de Site e Mídias Sociais, foram produzidos 1.413 textos durante este ano. Foram criadas 1.043 novas galerias no Banco de Imagens (220 somente em 2022), o que totaliza mais de 30.000 fotos ao longo dos quatro anos da 11ª Legislatura.  


Profissionais da Rádio ALEMS em uma tarde de trabalho

(Foto: Léo Rocha) 

Outros conteúdos jornalísticos são desenvolvidos pelos profissionais da Comunicação da Casa de Leis. Há  reportagens especiais sobre campanhas nascidas de leis aprovadas no Parlamento, entre outras pautas, páginas multimídias com aprofundamento de temas de relevância social, como racismo, combate à violência contra as mulheres e meio ambiente, livros digitais sobre educação em direitos humanos com personagens da fauna pantaneira. Também é produzido o podcast “Falando da Casa”, em parceria com a Rádio e TV, que leva curiosidades e informações de utiidade pública aos cidadãos de forma leve e descontraída. 

Para saber mais, acesse o “Balanço de Ações da Secretaria de Comunicação Institucional da ALEMS”.

Jornalismo da ALEMS na avaliação dos cidadãos


Walter: "É importante uma Casa de Leis produzir esses conteúdos"

(Foto: Aquivo pessoal)

A Comunicação Institucional desenvolve conteúdos relevantes à sociedade e essa preocupação jornalística com questões sociais é avaliada positivamente pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS), Walter Gonçalves Filho. “É importante que a Comunicação de uma Casa de Leis se preocupe em produzir conteúdo jornalístico sobre diversos temas que impactam na sociedade”, considerou o jornalista.

Walter Gonçalves comentou serem necessárias pautas jornalísticas desse tipo em um Parlamento, pois as questões sociais fazem parte do trabalho da Casa de Leis. “A Assembleia Legislativa trabalha com esses temas frequentemente. Produz projetos de leis, realiza audiências e debates sobre os problemas da sociedade, buscando promover políticas públicas para solucioná-los”, argumentou o jornalista. “Informação e prestação de serviços com qualidade e verdade, isso é muito importante. Ajuda a melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

E essas ações parlamentares, referidas pelo jornalista, precisam ser conhecidas pelos cidadãos. Nesse sentido, há um produto essencial da Comunicação da ALEMS, que reúne, de forma breve e objetiva, as principais atividades realizadas pelo Parlamento semana a semana. Trata-se da newsletter “Ação ALEMS”, considerada necessária e relevante pelo empresário Rud Henrique. “Acho interessante a newsletter, pois ela informa, de forma completa, sobre as ações dos deputados estaduais. Então, é importante esse material para manter o cidadão informado, além de passar muita credibilidade”, destacou.

Acessibilidade


Nicole: "Esses aplicativos fazem a pessoa se sentir realmente incluída"

(Foto: Arquivo pessoal)

Além de pautada pelo interesse social, a Comunicação da ALEMS utiliza recursos que possibilitam a acessibilidade. Já na página inicial do site, há ferramentas de alto contraste e aumento da fonte e atalho para o VLibras, que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Todas as matérias podem ser acessadas com o uso do Audima, programa que converte texto em áudio com locução. E nas transmissões da TV ALEMS, há o trabalho de intérpretes de Libras, além de audiodescrição em alguns programas.

A estudante Nicole Ferreira de Souza Vital, 16 anos, que é cega, acessou um episódio de um programa veiculado pela TV ALEMS (confira aqui) que tem audiodescrição e avaliou positivamente o recurso. “Comecei a usar há algum tempo esses programas por causa da minha deficiência visual. E acho que eles são muito importantes para a facilidade de nosso convívio em sociedade”, comentou a estudante.

Para Nicole, a inclusão verdadeira não se limita a uma palavra ou ideia bem-intencionada, mas deve ser atitude, prática. Isso é possível com a adoção de ferramentas de acessibilidade. “Esses recursos são importantes para incluir a pessoa com deficiência na sociedade e ter o que chamam de inclusão. Porque não adianta falarem de inclusão sem propiciar algo que realmente ajude a pessoa com deficiência a se sentir incluída. E aplicativos como esse, que é muito bom, fazem isso”, comentou Nicole em referência à ferramenta da audiodescrição, presente em programa transmitido pela TV ALEMS. 


Filipe conheceu a história da oncinha Preta, lida por sua mãe

(Foto: Arquivo pessoal) 

Vez e voz das crianças

Todos os grupos sociais de todas as idades são contemplados pelo jornalismo da Casa de Leis. A atenção ao público infantil está presente, por exemplo, no programa “O pulo da onça” da TV ALEMS, no episódio “Direito de Brincar” do podcast “Falando da Casa”, nas edições “Crianças de MS falam de esperança” e “Desenhando um novo tempo” do informativo “ALEMS no combate ao coronavírus” (clique aqui).

Também direcionados ao público infantil, bem como pais e educadores, a Comunicação da ALEMS produz livros infantis sobre direitos humanos. Já são cinco publicações que tratam, de forma leve, de assuntos importantes e urgentes, como racismo, abuso sexual de crianças, violência de gênero e violação de direitos dos idosos. Outra característica desse material é a valorização da natureza – o Pantanal é sempre o cenário das histórias e a fauna desse bioma, os personagens.

Entre as várias crianças que já conhecem esses livros, está Filipe Lopes Santana. Em sua alegria de criança de quatro anos, Filipe cantarolou uma “musiquinha autoral” sobre a “onça preta”, depois que sua mãe, Luana Lopes, contou para ele a história “Preta, rainha do céu e da terra”, um dos livros infantis da ALEMS. O que Filipe canta não é possível compreender, excetuando-se as palavras “onça preta”. No entanto, não é preciso nenhum esforço para decifrar o tamanho de sua felicidade.


Mavi: “Todo mundo tem que respeitar as diferenças"

(Foto: Luciana Nassar)

Quem também se divertiu e refletiu sobre questões importantes com um dos livros é Maria Vitória Nassar Miranda, a Mavi, de dez anos. “Eu gostei bastante, porque fala que todo mundo é diferente, mesmo sendo iguais”, disse Mavi em menção ao livro “A descoberta da oncinha de laço apertado: uma história sobre ser o que quer ser”. “Todo mundo tem que respeitar as diferenças um do outro e isso é muito importante em nossa sociedade. Tem muito preconceito. Achei o livro muito interessante”, completou Mavi, lembrando os adultos de algo fundamental, o respeito.

Saiba mais:

Os livros infantis da ALEMS podem ser usados por pais, educadores e profissionais diversos como recurso pedagógico no trabalho com crianças sobre direitos humanos. Esse material pode ser baixado gratuitamente, clicando aqui.    

Todas as edições da newsletter "Ação ALEMS" podem ser acessadas aqui. Também é possível conferir esse produto pelo aplicativo Assembleia Legislativa do MS, disponível para download no Google Play Store e na Apple Store. Para se cadastrar e receber gratuitamente o material, basta informar nome e email. 

Todo o conteúdo da TV ALEMS pode ser acessado pelo site da Assembleia, YouTube, Facebook e em rede fechada, via cabo, pelo canal 9 da NET.

As páginas multimídias são importantes no conhecimento da legislação e aprofundamento sobre temas relativos a direitos da mulher, enfrentamento do racismo e meio ambiente. Para acessar outros materiais especiais, clique aqui.

Acesse os programas da Rádio ALEMS. Você pode ouvir boa música regional, informar-se das atividades parlamentares, saber da agenda cultural de fim de semana e se aprofundar em assuntos importantes, como vida saudável.

O podcast "Falando da Casa", disponível no Spotify, já soma 28 episódios. Por meio de bate-papo descontraído, você saberá sobre os bastidores da Casa de Leis e assuntos debatidos no Parlamento. Acesse todos os episódios

Os canais da ALEMS no Facebook, Instagram, Twitter, Flickr (fotos históricas) e WhatsApp Institucional podem ser acessados no topo da página inicial do site: www.al.ms.gov.br

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.