Mês da Mulher: Semana alerta sobre Síndrome do Ovário Policístico

Imagem: Observar mudanças em si mesma é essencial para notar os sintomas da Sindrome do Ovário Policístico
Observar mudanças em si mesma é essencial para notar os sintomas da Sindrome do Ovário Policístico
06/03/2023 - 09:43 Por: Christiane Mesquita   Foto: Arte: Luciana Kawassaki

Uma doença complexa do sistema endócrino que atinge mulheres em todo o mundo: a Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Ainda não se conhece a causa da desestruturação do sistema endócrino, que é uma rede de glândulas produtoras de hormônios que regulam diversas funções no organismo, desde reprodutivas e sexuais, ao sono. Para informar a população sobre os sintomas e tratamento da doença, o Estado de Mato Grosso do Sul conta com a Lei 5.933/2022, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), que criou a Semana de Conscientização sobre Síndrome do Ovário Policístico.

A campanha acontece em março, sendo prevista para a segunda semana do mês, em que também é celebrado o Dia Internacional da Mulher. O período também marca o mês de conscientização de combate à violência contra a mulher. Em comemoração e conscientização ao dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, o mês se inicia com ações voltadas para o público feminino de fomento às políticas públicas para elas, sendo a Saúde é um dos assuntos em destaque. E a Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma das ações para sensibilizar sobre a prevenção da SOP, que é uma patologia que atinge 13% das mulheres em idade fértil.


Neno Razuk defende as políticas públicas para as mulheres

Foto: Luciana Nassar

“Os números mostram que no Brasil são contabilizados 2 milhões de casos novos anualmente. Falar sobre o tema contribui para alertar a população sobre os sinais, os sintomas e a importância do diagnóstico precoce, favorecendo, como consequência, o sucesso no tratamento”, afirmou o deputado Neno Razuk, autor da lei.

Para o parlamentar, o assunto tem que ser tratado sem tabus e de forma clara. “Campanhas de prevenção são importantes, muitas mulheres podem sofrer da doença e não sabem e quando recebem informações sobre sintomas, sobre os sinais que o corpo dá, buscam ajuda médica e conseguem ter acesso ao tratamento”, destacou Neno Razuk, sobre as ações que conferem atenção especial com a Saúde.

SOP

A SOP é uma patologia endocrinológica que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho. Entre os sintomas estão atrasos na menstruação, aumento de pelos no rosto, seios e abdômen, obesidade, acne e em casos mais raros a queda de cabelo. Por ter sintomas suaves e que não parecem relacionados à síndrome, geralmente a SOP é mal diagnosticada e não tratada.

A falta de tratamento traz riscos a saúde, podendo ocasionar a diabetes tipo 2, infertilidade, apneia do sono, gordura não alcóolica no fígado, doenças cardiovasculares, depressão, ou até mesmo câncer no útero, entre outras consequências. No tratamento, a dieta e os exercícios podem ter um grande impacto em prevenir e tratar a síndromoe, sendo em alguns caso prescritas pílulas anticoncepcionais, medicação antidiabética e antiandrógena.

ALEMS e ELAS 

Neste mês de marços, as ações são alusivas às mulheres à luta pelos direitos e conquistas das mulheres em Mato Grosso do Sul. Um dos instrumentos é a página multimída do site da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), que traz informações relacionadas à elaboração das políticas públicas para as mulheres. Conheça a página ALEMS e ELAS, clicando aqui. 

*Com informações da assessoria parlamentar.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.