Mês da Mulher: Parlamentares ressaltam conquistas e desafios neste mês de março

Imagem: Depoimentos dos deputados podem ser conferidos no YouTube da TV ALEMS
Depoimentos dos deputados podem ser conferidos no YouTube da TV ALEMS
06/03/2023 - 12:31 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar/Arquivo ALEMS

As mulheres são a maioria da população, 51,1% segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assim como a maioria dos eleitores, com 52% dos votantes, segundo a Justiça Eleitoral. Para tanto, os direitos e conquistas femininas são relembradas neste mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), duas parlamentares compõem a 12ª Legislatura. Uma delas é Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). “A gente tem muito a avançar, mas muitas conquistas nós já tivemos. Somos aguerridas, corajosas e guerreiras e não nos curvamos à frente dos desafios, porque temos muitos pela frente. Então eu convido, convoco, para continuarmos lutando e acreditando nos potenciais de cada uma para buscar os espaços na sociedade. Queremos apenas ter nossos espaços garantidos e nossos direitos preservados. E vamos continuar nessa luta”, convidou a deputada.


Especial ALEMS e Elas traz diversos materiais às mulheres

Lia Nogueira, também eleita pelo PSDB, falou à TV Assembleia sobre o mês dedicado às mulheres.  “Esse é um momento de reflexão, pois já avançamos muito e ainda precisamos garantir nosso espaço em todos os segmentos de poder, principalmente. É um mês que precisamos falar muito ainda, da violência contra as mulheres, com índices vergonhosos. Casos que aumentam todos os anos. Que este mês que sirva de reflexão para que possamos criar projetos e políticas públicas que garantam os nossos direitos. Momento de lutas e também de conquistas”, ressaltou.

Os deputados e deputadas estaduais por Mato Grosso do Sul formularam mais de 50 leis estaduais para resguardar os direitos das mulheres. Você pode conferir todas na página especial ALEMS e ELAS, em que você também encontra quem foram as outras mulheres que passaram pelo Parlamento e diversos materiais para o empoderamento feminino.

Outros projetos ainda estão em tramitação para se tornarem leis. Um deles foi destacado pelo deputado Marcio Fernandes (MDB). “Recentemente apresentamos um projeto de lei que garante o acompanhamento nos exames clínicos, onde a mulher é sedada, para garantir o direito a esse acompanhante nos exames, entre outras ações e projetos apresentados para defender a mulher sul-mato-grossense”, ressaltou o deputado que parabenizou-as pelo dia. Saiba detalhes deste e outros projetos pelo Sistema Legislativo.

Pedrossian Neto (PSD), Rafael Tavares (PRTB) e Lucas de Lima (PDT) também reforçaram que a ALEMS está empenhada na valorização da mulher. “Essa é uma data simbólica, que representa a luta para o empoderamento feminino e o fortalecimento do papel da mulher para a sociedade, para o mundo. Queremos atuar muito nas políticas públicas para fortalecer esse papel”, disse Pedrossian.

“Quero parabenizar todas as mulheres pelo o Dia 8 de Março e dizer que a Assembleia está aqui para representá-las e defendê-las de todas as formas que houver necessidade”, disse Tavares. “Estamos aqui para defender as mulheres, não só as deputadas, mas também os homens deputados, assim como eu, atuantes em todas as causas pertinentes às mulheres. Porque o lugar da mulher é onde é quiser”, considerou Lucas de Lima. Dentre as atuações da ALEMS você pode conferir o trabalho da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher e da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate a Violência Doméstica e Familiar


ALEMS possui uma Frente Parlamentar e uma Comssão Permanente à Mulher

Com Mato Grosso do Sul no 1º lugar do ranking de maior índice de feminicídio do Brasil, os deputados Zeca do PT, Professor Rinaldo Modesto (Podemos) e Pedro Kemp (PT), falaram da importância do Dia da Mulher para debater sobre o que é preciso mudar. “É um dia de reflexão sobre a violência que acomete muitas mulheres, situações de feminicídio e violência. É preciso o enfrentamento de toda a sociedade, para que de fato possamos, futuramente, comemorar o respeito aos direitos e garantias legais aqui e em todo o Brasil”, considerou Kemp. “As mulheres merecem respeito, ser protegidas e ocupar seu lugar de destaque. Quero parabenizar todas e pedir a Deus que nosso estado não veja mais nenhum feminicídio”, rogou Rinaldo.

“Esse dia tem dois significados importantes e profundos: de um lado porque permite a reflexão histórica sobre o papel das mulheres ao longo desse processo de valorização e independência. Em segundo, é um espaço para se refletir sobre a atualidade. A violência, o feminicídio, a barbárie cometida contra as mulheres, que exijam cada vez mais políticas públicas no sentido de aumentar a autoestima, o orgulho e a importância das mulheres na sociedade em que vivemos”, resumiu Zeca do PT.

A dedicação das mulheres ao lar e à sociedade foi relembrada pelas falas dos deputados Renato Câmara (MDB) e Roberto Hashioka (União). “Quando eu penso em mulher, a gente lembra muito na esposa, mãe dos filhos, penso também na mãe e na minha avó. O que elas representam na sociedade, com esse sentimento mais aflorado de querer que as coisas deem certo. Essa postura, esse sentimento e capacidade de liderar tem ajudado a nossa sociedade a evoluir muito”, destacou Câmara. “Quero registrar meus cumprimentos e agradecimentos, além de reconhecer o valor tão significativo que a mulher tem para a sociedade, de uma maneira geral. Justa homenagem àquelas que tanto contribuem para nossa vida. Deus abençoe a todas”, finalizou Hashioka.

Todos os depoimentos podem ser vistos pelo YouTube Oficial da Casa de Leis clicando aqui. Esses e outros materiais alusivos ao mês da mulher poderão ser acompanhados ao longo da programação especial da TV Assembleia, Rádio ALEMS e Site Oficial.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.