Parlamentares usam mídias sociais para homenagear Amarildo Cruz

Imagem: Deputados prestaram homenagens a Amarildo Cruz, destacando suas qualidades e atuação política
Deputados prestaram homenagens a Amarildo Cruz, destacando suas qualidades e atuação política
17/03/2023 - 17:50 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Arte: Luciana Kawassaki

Com fotos, laços pretos e textos de pesar, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) usaram suas mídias sociais para prestar homenagens a Amarildo Cruz, falecido nesta sexta-feira, aos 60 anos. Pediram conforto divino aos amigos e familiares neste momento de dor, lembraram o legado do parlamentar, de sua atuação na vida pública, sobretudo em pautas sociais, na defesa dos direitos humanos, na luta contra o racismo e em favor do meio ambiente. 


Gerson Claro pediu conforto aos familiares

O presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), pediu forças e conforto aos amigos e familiares, enfatizou o legado e destacou as qualidades de Amarildo Cruz. “Deixa um legado de relevantes serviços prestados à sociedade sul-mato-grossense, como servidor público de carreira e parlamentar. Deputado atuante, desfrutava do respeito e da admiração de todos os pares no Legislativo pela atuação coerente na defesa das suas ideias. Tolerante com as diferenças, era sobretudo, respeitoso, educado e simpático no trato com todos os que tiveram o privilégio de compartilhar da sua companhia”, disse Gerson Claro. 


Pedro Kemp era amigo há quatro décadas de Amarildo

Companheiro de partido, o deputado Pedro Kemp (PT), 2º Secretário da Casa de Leis, lamentou a morte de Amarildo. “Amigo e colega de partido há quase 4 décadas, deputado combativo e atuante na defesa da classe trabalhadora, dos direitos humanos, na luta contra o racismo e pelo meio ambiente, Amarildo sempre foi fiel aos seus ideais de lutar por uma sociedade mais justa e solidária”, disse Kemp.

Também companheiro de partido, o deputado Zeca do PT, que está internado no Hospital da Cassems, usou suas redes sociais para postar mensagem de pesar. "Conheci o Amarildo na militância, na construção do Partido dos Trabalhadores (PT), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do movimento sindical no Mato Grosso do Sul. Foi um companheiro leal, um homem determinado, uma pessoa sonhadora”, escreveu Zeca do PT.


Zeca disse que conheceu Amarildo na fundação do PT

“Com grande pesar recebi a notícia do falecimento do amigo e colega parlamentar Amarildo Cruz. Um homem público que sempre se dedicou a fazer o bem e que demonstrou seu amor por Mato Grosso do Sul através dos seus atos”, escreveu o deputado Renato Câmara (MDB), 1º vice-presidente da Casa de Leis. O deputado Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente, chamou Amarildo de amigo mesmo com as diferenças de ideias. Amarildo era uma pessoa dedicada, que cumpria o que prometia. Tornou-se ao longo destes anos, mesmo com nossas divergências ideológicas, um grande amigo para mim”, disse.

Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da ALEMS, enfatizou características de Amarildo Cruz, importantes em sua atuação pública, e disse que o parlamentar era muito educado e a respeitava muito como mulher e deputada. “Combativo sim, mas quando se tratava do convívio com os colegas parlamentares, sempre foi muito educado e, principalmente, com relação à minha pessoa, por ser mulher, era de um respeito admirável”, escreveu a parlamentar.


Mara Caseiro destacou qualidades de Amarildo

“Em nome de toda família Paulo Corrêa, manifestamos nosso mais profundo pesar pelo passamento do amigo deputado Amarildo Cruz, após lutar bravamente pela vida nos últimos dias”, disse o deputado Paulo Corrêa, 1º Secretário da Casa de Leis, lembrando também da atuação parlamentar de Amarildo. O deputado Lucas de Lima, 3º Secretário, também lamentou a morte de Amarildo e destacou suas qualidades. “Respeitado por todos os colegas, foi um grande ser humano. Sua falta será sentida por todos nós. Manifesto meus sentimentos a todos os familiares e amigos”, escreveu Lucas de Lima.

Cerimônia fúnebre

Aberto ao público, o velório será realizado no saguão Nelly Martins, na ALEMS, com previsão para ter início às 20h30 e segue até amanhã de manhã. Depois, o corpo de Amarildo Cruz segue para Presidente Epitácio (SP), onde será sepultado. Comissão, formada pelos deputados Junior Mochi (MDB), Pedro Kemp e Pedrossian Neto (PSD), acompanhará o cortejo até a cidade natal de Amarildo.  

Confira na íntegra as postagens dos deputados:

Gerson Claro, presidente

É com profundo pesar que recebi a confirmação da morte do colega deputado Amarildo Cruz. Que Deus, em sua infinita misericórdia, dê forças e conforto aos seus amigos e familiares, neste momento de dor. Amarildo Cruz deixa um legado de relevantes serviços prestados à sociedade sul-mato-grossense, como servidor público de carreira e parlamentar. Deputado atuante, desfrutava do respeito e da admiração de todos os pares no Legislativo pela atuação coerente na defesa das suas ideias. Tolerante com as diferenças, era sobretudo, respeitoso, educado e simpático no trato com todos os que tiveram o privilégio de compartilhar da sua companhia. 

Vá em paz amigo, colega de parlamento, sua lembrança vai estar sempre viva e seu exemplo uma inspiração para todos nós.

Renato Câmara, 1º vice-presidente

Com grande pesar recebi a notícia do falecimento do amigo e colega parlamentar Amarildo Cruz. Um homem público que sempre se dedicou a fazer o bem e que demonstrou seu amor por Mato Grosso do Sul através dos seus atos. 

Me solidarizo com amigos e familiares neste momento de dor! Que Deus possa consolar o coração de todos! Que possamos seguir seus exemplos! 

Um pouco sobre @amarildocruz

Natural de Presidente Epitácio, Amarildo Valdo da Cruz chegou a Mato Grosso do Sul aos 18 anos, em 1981, após ser aprovado em concurso para fiscal tributário estadual. É graduado em Direito e em Ciências Contábeis, pós-graduado em Gestão Pública e especialista em Ciências de Direito.

Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1984, Amarildo ocupou os cargos de presidente e tesoureiro no Diretório Estadual do Partido. Foi um dos fundadores e presidiu o Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado (Sindifiscal/MS). No Governo do Estado, foi superintendente da Central de Compras.

Zé Teixeira, 2º vice-presidente

Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do meu amigo e deputado Amarildo Cruz. Um grande líder político que fará muita falta para MS!

Amarildo era uma pessoa dedicada, que cumpria o que prometia. Se tornou ao longo destes anos, mesmo com nossas divergências ideológicas, um grande amigo para mim.

Bom sujeito que deixará muitas saudades!

Peço a Deus que conforte a família, os amigos e seus colaboradores neste momento tão difícil.

Vá em paz, Amarildo Cruz!

Mara Caseiro, 3ª vice-presidente

Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento do amigo e deputado estadual, Amarildo Cruz.

Convivi por alguns anos com ele, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Amarildo foi um parlamentar que defendia com muita altivez os seus posicionamentos políticos, mas sempre respeitando os pontos de vista de todos os deputados.

Combativo sim, mas quando se tratava do convívio com os colegas parlamentares, sempre foi muito educado e, principalmente, com relação à minha pessoa, por ser mulher, era de um respeito admirável.

Sempre gostei de conversar com ele. Era um homem que sempre tinha algo a acrescentar e, mesmo com todo seu conhecimento em matérias que dominava com sua experiência profissional, sabia compreender e respeitar os posicionamentos contrários, com muita humildade.

Amarildo sempre lutou pelo desenvolvimento e progresso do nosso amado Mato Grosso do Sul. Foi um grande defensor das causas sociais e dos direitos dos servidores públicos.

Infelizmente, após parada cardíaca, ele faleceu hoje, aos 60 anos, em Campo Grande.

Neste momento de dor, externo minhas condolências aos amigos e familiares do colega parlamentar, Amarildo Cruz.

Que Deus o receba em Seus braços e conforte o coração de todos!

Paulo Corrêa, 1º Secretário

Em nome de toda família Paulo Corrêa, manifestamos nosso mais profundo pesar pelo passamento do amigo deputado Amarildo Cruz, após lutar bravamente pela vida nos últimos dias.

Seu legado de luta pela justiça social ficará marcado para sempre na história de Mato Grosso do Sul.

Fica em nós o vazio deixado por sua partida repentina, mas também a certeza de que ele combateu o bom combate e agora descansará nos braços de Deus.

Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos nesse momento de grande tristeza.

Pedro Kemp, 2º Secretário

Lamento profundamente o passamento repentino do nosso companheiro deputado Amarildo Cruz.

Amigo e colega de partido há quase 4 décadas, deputado combativo e atuante na defesa da classe trabalhadora, dos direitos humanos, na luta contra o racismo e pelo meio ambiente, Amarildo sempre foi fiel aos seus ideais de lutar por uma sociedade mais justa e solidária. Fica seu exemplo de que é possível fazer política com ética e com respeito à população. Gratidão pelos seus ensinamentos e pela amizade fraterna. Siga com Deus, meu líder, para a bancada eterna daqueles que souberam combater o bom combate. Continuamos na luta por você. Esteja na paz.

Lucas de Lima, 3º Secretário

É com o mais profundo pesar que lamento o falecimento do deputado Amarildo Cruz, amigo de parlamento.

Respeitado por todos os colegas, foi um grande ser humano. Sua falta será sentida por todos nós.

Manifesto meus sentimentos a todos os familiares e amigos.

Seu legado estará para sempre em nossas memórias.

Zeca do PT

Com profundo pesar, recebemos hoje a notícia do falecimento do companheiro, amigo e deputado @amarildocruz.

Conheci o Amarildo na militância, na construção do Partido dos Trabalhadores (PT), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do movimento sindical no Mato Grosso do Sul. 

Foi um companheiro leal, um homem determinado, uma pessoa sonhadora. Sempre trabalhou para conquistar espaços em prol da luta por uma sociedade mais justa, mais humana e mais solidária. Por isso, nos deixa como legado o compromisso absoluto com a construção de um mundo melhor.

Quero me despedir dele com uma prece, rogando a Deus que o Amarildo possa estar ao lado Dele e que Seu amor possa confortar, neste momento de dor, a sua família e os seus amigos e amigas.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.