Presidente da ALEMS convoca suplente do deputado Amarildo Cruz

Imagem: Convocação da futura deputada foi feita durante a sessão plenária desta quarta-feira
Convocação da futura deputada foi feita durante a sessão plenária desta quarta-feira
22/03/2023 - 10:50 Por: Fabiana Silvestre e Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar/Arquivo ALEMS

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (22), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apresentou a convocação da suplente da Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT/PC do B/PV), para assumir mandato durante esta 12ª Legislatura, no lugar do deputado Amarildo Cruz (PT), que faleceu na última sexta-feira (17). Lido pelo presidente da Casa de Leis, Gerson Claro (PP), o documento atende aos dispositivos do Regimento Interno da Assembleia Legislativa.

 "Apresento a convocação para registro, que estará no Diário Oficial de hoje: 'O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, tendo em vista a vacância em decorrência do falecimento do excelentíssimo deputado estadual Amarildo Cruz, no uso de suas atribuições legais, com fundamento no artigo 33, parágrafo primeiro e segundo, combinado com o artigo 80, inciso I, ambos dos dispositivos do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, convoca a excelentíssima senhora Gleice Jane Barbosa, primeira suplente da Federação Brasil da Esperança, a qual é constituída pelo PT, PC do B e PV, para comparecer a esse Legislativo a fim de assumir a vaga aberta", afirmou o presidente (assista à sessão plenária na íntegra clicando aqui). 

Segundo o Regimento Interno, Gleice Jane têm 30 dias para tomar posse, a contar da publicação no Diário Oficial do Poder Legislativo. A futura deputada é professora, nasceu em São Bernardo do Campo (SP), cresceu em Dourados e atua na política desde o movimento estudantil. Filiada ao PT desde 2004, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Simted) de Dourados. Ano passado obteve 9.767 votos, o que lhe garantiu a primeira-suplência. 


Gleice Jane: "Levaremos para a ALEMS o feminino e o feminismo" 

Consternada pelo falecimento do deputado Amarildo Cruz, a futura deputada informou como pretende atuar no Legislativo Estadual. "Vamos dar continuidade ao legado do companheiro deputado Amarildo, que, assim como nós, tinha um projeto coletivo, dedicado às ações antirracistas, em favor das mulheres, dos indígenas, dos idosos e jovens, da luta pela terra, pelo meio ambiente, oportunizando um amplo diálogo e aproximando, cada vez mais, a população da Casa de Leis", disse. 

A professora é especialista em Educação e Inclusão pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e será a terceira mulher a integrar a 12º Legislatura. Segundo Gleice Jane, o objetivo será somar forças para uma atuação que pense a sociedade a partir do feminino. "É um desafio muito grande para nós mulheres estar em espaços de decisão e vamos levar para a Casa de Leis o feminino e o feminismo, lembrando que a mulher pensa o mundo a partir de vieses muito importantes, em todas as áreas, nos âmbitos públicos e privados", reiterou a futura deputada. "Estaremos sempre na luta pelas outras mulheres", complementou. 

Dia 27 de setembro de 2017, a então presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Dourados foi à tribuna da ALEMS pedir apoio aos deputados na interlocução com o Governo do Estado em prol das reivindicações de servidores administrativos e professores, por direitos trabalhistas (saiba mais clicando aqui). Conheça a história de Gleice Jane clicando aqui

Saiba mais:

Convocação de Gleice Barbosa é publicada no Diário Oficial da ALEMS

Texto alterado para acréscimo de informações às 15h45 de 22/03/23. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.