"Educação Legislativa e Cidadania" será o tema de encontro nacional em Campo Grande

Imagem: Deputada Mara Caseiro, presidente da Escola do Legislativo, Florian Madruga, presidente da Abel, entre outras pessoas, participaram da reunião
Deputada Mara Caseiro, presidente da Escola do Legislativo, Florian Madruga, presidente da Abel, entre outras pessoas, participaram da reunião
28/03/2023 - 16:55 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Wagner Guimarães

Com o tema central "Educação Legislativa e Cidadania", o 37º Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) será uma oportunidade para que as pessoas conheçam melhor sobre o papel do Poder Legislativo. O tema foi informado durante reunião de planejamento, que ocorreu na tarde desta terça-feira (28) na sala “Deputado Onevan de Matos”, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O encontro da Abel, que marca os 20 anos da entidade, será realizado nos dias 14, 15 e 16 em Campo Grande, tendo como uma das sedes o Parlamento sul-mato-grossense.


Mara Caseiro falou sobre a importância da troca de experiências

A reunião de planejamento contou com a presença do presidente da Abel, Florian Augusto Madruga, da presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, deputada Mara Caseiro (PSDB), da secretária de Recursos Humanos da ALEMS e secretária-geral da Abel, Marlene Figueira da Silva, da gerente de cerimonial da Casa de Leis, Severina da Silva, do diretor da Escola do Legislativo, Thiago Gonçalves, entre outras pessoas.

A deputada Mara Caseiro destacou a importância do Encontro para trocas de experiências entre as escolas legislativas. “Vamos conhecer experiências que deram certo em todo o Brasil. Durante o Encontro, serão apresentados vários projetos de outras escolas legislativas”, disse a parlamentar, acrescentando ser importante conhecer iniciativas que deram certo e, conforme o caso, usá-las. Ela também ressaltou que o evento ajudará no melhor entendimento sobre o Poder Legislativo. “Teremos palestras sobre o papel do Parlamento, sobre sua atuação na transformação da sociedade”, afirmou Mara Caseiro.

O presidente da Abel, Florian Madruga, falou da necessidade de informações sobre o Poder Legislativo, tal como objetiva o tema central do Encontro. “O que é educação legislativa? É você levar ao cidadão conhecimento sobre o que é o Poder Legislativo. Hoje o grande desconhecido da população é o Legislativo. As pessoas não sabem o que fazem os vereadores, os deputados, os senadores”, comentou. Ele informou, ainda, que, entre as iniciativas de educação legislativa, há uma coleção chamada “Em miúdos”, publicada pelo Senado Federal e voltada à educação de crianças sobre a Constituição Federal e principais leis do Brasil (clique aqui para acessar a coleção)


Florian Madruga informou sobre o que será discutido no evento

Outro assunto de destaque do Encontro será o ensino a distância. O presidente da Abel comentou que a pandemia da Covid-19, em razão da necessidade de adoção de medidas restritivas, mostrou a viabilidade e a importância de cursos remotos. “O ensino a distância oferecido pelas escolas legislativas é possível. Essa foi uma lição que aprendemos com a pandemia”, comentou.

Na justificativa da escolha de Campo Grande para sediar o Encontro da Abel pela terceira vez, Florian Madruga mencionou o sucesso das edições anteriores. “Os outros dois eventos realizados em Campo Grande foram pleno de sucesso. Foram muito bem organizados pela Escola do Legislativo Ramez Tebet com apoio total da presidência", disse. "Agora, além do apoio presidente Gerson Claro, também contamos com o apoio da deputada Mara Caseiro e do deputado Lidio Lopes. Tenho certeza absoluta que os 20 anos da Abel será comemorado com muito trabalho e conhecimento”, finalizou.

Programação

Na reunião, foi esboçada a programação do evento, que reunirá palestras, premiações, homenagens e trocas de experiências. A abertura e o primeiro dia do Encontro serão na Assembleia Legislativa, com pssível entreda de medalhas alusivas aos 20 anos da Abel. No dia 16, os trabalhos seguem no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS). Nesse dia, haverá duas palestras durante a manhã e, no período da tarde, apresentações de projetos das escolas legislativas.

No último dia do 37º Encontro da Abel, os visitantes de outros estados terão oportunidade de conhecer o Bioparque do Pantanal. Nesse dia, também haverá lançamento de dois livros: um que trata sobre os 20 anos da Abel e outro uma adaptação do Código de Defesa do Consumidor para crianças e adolescentes. Essa segunda publicação que integrará a coleção “Em miúdos”. Haverá, ainda, entrega do prêmio da Abel para três escolas legislativas vencedoras das categorias “melhor portal”, “melhor projeto voltado à comunidade” e “melhores cursos de capacitação”.

A previsão é que as inscrições para particpação no evento sejam abertas na primeira semana de maio. 

Leia mais:

Evento nacional reunirá Escolas do Legislativo e de Contas em Campo Grande

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.