Deputados devem votar nesta quarta-feira situação de calamidade em três municípios

Imagem: Projetos serão votados na sessão ordinária que é realizada no plenário da Assembleia Legislativa a partir das 9h
Projetos serão votados na sessão ordinária que é realizada no plenário da Assembleia Legislativa a partir das 9h
29/03/2023 - 07:00 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (29) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), devem ser votados três projetos de decreto legislativo que reconhecem a ocorrência do estado de calamidade pública nos municípios de Batayporã, Nova Alvorada do Sul e Antônio João. As propostas, da Mesa Diretora, estão pautadas para discussão única. A sessão ordinária tem início às 9h. Há previsão de realização de sessão extraordinária.

Projeto de Decreto Legislativo 10/2023 reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública em Batayporã. O município contabiliza diversos danos em decorrência de chuvas intensas iniciadas em janeiro. Conforme ofício enviado pelo prefeito Germino da Roz (PSDB) à Casa de Leis, as chuvas causaram enxurradas, alagamentos, inundações em torno da Lagoa do Sapo e em rios e córregos, com destruição e danificação de estradas e pontes.

Também deve ser votado o Projeto de Decreto Legislativo 11/2023, que reconhece o estado de calamidade pública em Nova Alvorada do Sul. Em ofício encaminhado à ALEMS, o prefeito José Paulo Paleari (DEM) informou que as chuvas intensas, que ocorrem desde meados de janeiro, destruíram pontes e estradas e prejudicaram cerca de 500 alunos.

Está pautado, ainda, o Projeto de Decreto Legislativo 12/2023, que reconhece o estado de calamidade pública em Antônio João. As chuvas acumuladas no município de 16 a 28 de fevereiro registraram índice médio superior a 180 milímetros, segundo informou o prefeito Agnaldo Marcelo da Silva Oliveira (DEM) em documento encaminhado à Casa de Leis.

Se aprovadas as proposições, a ocorrência do estado de calamidade pública nos municípios vai vigorar enquanto perdurarem os problemas decorrentes das chuvas, considerando o período máximo de 180 dias.

As sessões são realizadas no Plenário Júlio Maia, a partir das 9h, e podem ser acompanhadas pela transmissão ao vivo dos canais oficiais da Casa de Leis: siteTV ALEMSRádio ALEMSPortal da ALEMSYoutube e Facebook. A pauta de votação é disponibilizada por este link.

*Matéria atualizada às 8h59 de 29/3/23

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.