Deputado Hashioka homenageia grande expoente de Nova Andradina no Dia do Artesão

Imagem: O parlamentar entregou a Medalha Conceição dos Bugres para Geisa acompanhado da ex-deputada Dione Hashioka
O parlamentar entregou a Medalha Conceição dos Bugres para Geisa acompanhado da ex-deputada Dione Hashioka
29/03/2023 - 08:29 Por: Adriana Viana   Foto: Wagner Guimarães/Alems

Fazer arte é produzir beleza com as próprias mãos. E, para homenagear os artesãos sul-mato-grossenses, a Assembleia Legislativa realizou, nesta terça-feira, 28, a sessão solene de entrega da Medalha Conceição dos Bugres, no Plenário Júlio Maia. No evento, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) agraciou a artesã nova-andradinense Geslaine Ravazzi Monteiro de Moura Andrade, mais conhecida como Gesa Andrade.

O parlamentar explicou sua escolha. “A Geisa é um grande expoente de Nova Andradina. Bastante conhecida na cidade e com uma trajetória de 25 anos dedicados ao artesanato, ela também compartilha seu talento com seus alunos e leva sua arte a vários países”, destacou Hashioka, que entregou a medalha acompanhado da ex-deputada Dione Hashioka.

Grata pela homenagem, a artesã afirmou que nunca se viu fazendo outra coisa em sua vida. “Eu não outra opção. Essa é a minha missão de vida, meu darma. Ser reconhecida pela minha arte é muito gratificante. Estou me sentindo muito honrada e prestigiada por essa lembrança do deputado”, declarou, emocionada, Gesa Andrade.

Instituída pela Resolução 04/2013, a Medalha Conceição dos Bugres é destinada às pessoas e entidades de Mato Grosso do Sul que se destacam na produção artesanal. O calendário oficial de eventos do Estado instituiu, em 2011, duas datas alusivas ao artesão: o Dia Estadual do Artesão, celebrado em 19 de março, e a Semana Estadual do Artesanato, entre os dias 19 e 26 de março.

Currículo da homenageada – Artesã, ceramista e professora de pintura e mosaico há 25 anos, Gesa nasceu em Nova Andradina no ano de 1972, é casada há 30 anos com Antonio Luiz Cotrim de Moura Andrade e mãe de Luiz Fernando e José Henrique. Começou sua trajetória como pintora, partindo depois para a arte do picassiete, que é mosaico feito com cacos de louça, e da cerâmica. Seu trabalho é conhecido não apenas no Brasil, mas também na República Tcheca, Grécia, Filipinas, Austrália e Japão.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.