Reunião pública sobre modelo de gestão para hospitais de MS será na 6ª na Assembleia

Imagem:
18/05/2023 - 12:47 Por:    Foto:

A terceira reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso do Sul será na sexta-feira, às 9h, na Assembleia Legislativa do Estado. 

O encontro contará com a secretária-adjunta da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Christine Maymone.

A discussão, proposta pelo deputado Pedrossian Neto (PSD), tem o intuito de aprimorar os contratos entre as instituições de saúde do Estado e o poder público.

Na fase de amanhã, o deputado conduzirá a discussão sobre a metodologia DRG, que trata-se de um sistema de categorização do serviços prestados aos pacientes, de acordo com a complexidade de cada caso.

O co-fundador da Plataforma Valor Saúde Brasil, Renato Couto, que é médico e presidente do Grupo IAG Saúde, explicará como funciona o sistema.

Frente Parlamentar

Nas duas primeiras audiências, foram discutidos os números das instituições de saúde do Estado, que mantêm contrato com o poder público para recebimento de recursos. O balanço aponta déficit de R$ 231 milhões em 2021, levando em consideração somente os hospitais que enviaram a documentação. 

O objetivo é encontrar uma solução para os constantes problemas entre hospitais e governo e, posteriormente, criar um Marco Regulatório.

“Nós precisamos criar uma forma de relacionamento que, de um lado, assegure o poder de compra desses contratos, para que os hospitais não tenham dificuldade e, de outro, que nós possamos exigir deles um compromisso absoluto de transparência, de governança, de compliance, para que todos os recursos públicos ali depositados possam ser bem empregados”, aponta o deputado Pedrossian Neto.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.