Projeto prevê auxílio para quem cuida de pessoas com deficiência

Imagem: Projeto, de autoria de Pedro Kemp, segue para análise da CCJR
Projeto, de autoria de Pedro Kemp, segue para análise da CCJR
23/05/2023 - 09:49 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Glaucia Jandre

Na sessão ordinária desta terça-feira (23), o deputado estadual Pedro Kemp (PT), 2º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), apresentou Projeto de Lei 147/2023, que autoriza o Poder Executivo a instituir o auxílio para cuidadores de pessoas com deficiência em vulnerabilidade social, residentes no Estado, no valor de um salário mínimo mensal.

O projeto considera cuidadores a mãe, o pai ou responsável legal pela pessoa com deficiência. E estabelece em vulnerabilidade os grupos familiares compostos pelo menos uma pessoa com deficiência e um cuidador, que residam no mesmo local e não tenham renda bruta mensal superior a dois salários mínimos.

O auxílio deverá ser pago ao cuidador que seja maior de 18 anos, não seja titular de benefício previdenciário, assistencial, de seguro-desemprego, de programas de transferência de renda federal, ressalvado o Bolsa-Família.

“Este projeto atende a necessidade de famílias com a impossibilidade de trabalho em razão de necessidade de dedicação integral à pessoa com deficiência, sobretudo quando esta é severa e implica assistência permanente”, disse Kemp.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.