Zé Teixeira apresenta Moção de Congratulação para professora douradense

Imagem: Agência ALEMS
Agência ALEMS
23/05/2023 - 11:27 Por: Gustavo Nunes   Foto:

Durante sessão legislativa realizada nesta terça-feira (22/05), em Campo Grande, o deputado estadual Zé Teixeira apresentou Moção de Congratulação à Professora Synailla Nayara da Silva Dengo, pelo Dia do Profissional de Letras, comemorado no dia 21 de maio de cada ano, e pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Mato Grosso do Sul, em Dourados.

“Diante do exposto, e considerando a importância e imprescindibilidade da dedicação e empenho da Senhora Synailla Nayara da Silva Dengo, bem como a grande relevância do seu papel como Professora dessa área que apresenta tantas possibilidades de atuação no mundo do trabalho, a qual conquistou credibilidade e é reconhecida em promover literatura portuguesa no município de Dourados, conclamamos os nobres Pares desta Casa de Leis na aprovação desta homenagem”, afirmou o parlamentar.

Na sua Moção, Zé Teixeira justifica que no dia 21 de maio, comemora-se o Dia do Profissional de Letras. “É dia também da Língua Nacional, ou seja, aquela que fala o povo de uma nação. Portanto, apesar de falarmos a Língua Portuguesa, cuja data comemorativa é o dia 10 de junho, comemora-se a data do Profissional de Letras no Dia da Língua Nacional, nessa data”, afirmou.

O parlamentar complementou. “O profissional de Letras não se limita a ser um só, pode ser professor, revisor, editor, tradutor, contador de histórias, escritor, relator, dentre outros campos de atuação. O Letrólogo, como é chamado este profissional, estuda temas que incluem a história, a estrutura e o funcionamento de uma ou mais línguas, a cultura e a literatura de povos, sendo que há uma relação profunda entre uma língua e o povo que a fala, pois, a língua é o meio de expressar e a maneira pela qual esse povo compreende o mundo, como também é o meio pelo qual esse mesmo povo se apresenta ao mundo e se posiciona nele”, ponderou o parlamentar.

Trajetória - A Senhora Synailla Nayara da Silva Dengo, é servidora efetiva na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Dourados, lotada na Escola Municipal Armando Campos Belo, onde ministra aulas de língua inglesa desde 2014, até assumir como professora concursada, em 2017.

Como professora convocada, trabalhou em diversas escolas da cidade, como a Escola Municipal Izabel Muzzi Fioravanti (2014/2017), Centro Estadual de Educação de Jovens e adultos (CEEJA-2016/2017), Escola Municipal Vereadora Albertina Pereira de Matos (2014/2015), e Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo. 

A professora Synailla possui graduação em Letras, habilitação em Português e Inglês, pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, tendo concluído o curso no ano de 2012; é especialista em Educação Especial, realizou o curso na Faculdade Iguaçu, no ano de 2014. Graduada também em Pedagogia com ênfase em docência na Educação Infantil e nos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos do Ensino Médio na modalidade normal, em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos serviços conhecimentos pedagógicos, pelo Centro Universitário, UNINTER, no ano de 2017.

De forma inovadora, criou o Livro Digital “Classteacher”, na Plataforma Hotmart, que possui mais de 10 mil seguidores no Instagram, com sua Página “Classteache”, rico em atividades lúdicas para professores, voltadas para o ensino de inglês em sala de aula que ajuda e potencializa o aprendizado de crianças e adolescentes que possuem dificuldades em desenvolver a disciplina. Iniciativas que merecem aplausos, por desenvolver métodos de ensino em sua área de atuação, tendo como referência de ensino na prática de sala de aula.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.