De política à arquitetura, estudantes de Eldorado têm aula diversificada na ALEMS

Imagem: Alunos e professores da Escola Treze de Maio, de Eldorado, foram recepcionados pelo deputado Lidio Lopes
Alunos e professores da Escola Treze de Maio, de Eldorado, foram recepcionados pelo deputado Lidio Lopes
23/05/2023 - 17:39 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Aline Kraemer


No Plenário, Lídio Lopes falou sobre o funcionamento da ALEMS

“Aula é tudo que gera conhecimento. Não precisa estar dentro de uma sala, com uma caneta e um caderno nas mãos”, afirmou Isadora dos Santos Rodrigues da Silva, 16 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Treze de Maio, em Eldorado. Ela faz parte de um grupo que viajou por seis horas para conhecer alguns espaços de Campo Grande, entre os quais a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). E a aula, na Casa de Leis, foi diversificada, incluindo política, cidadania, democracia, arquitetura, entre outros temas.

A visita ao Palácio Guaicurus foi realizada na tarde desta terça-feira (23) e contou com a participação de 32 alunos, de 13 a 18 anos, que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental e o 1º e o 3º anos do Ensino Médio. Eles estavam acompanhados de cinco professores e foram recepcionados por servidores da Casa de Leis e pelo deputado Lidio Lopes (Patriota), que é de Iguatemi, na mesma região de Eldorado. “Essa aproximação (dos estudantes com a Casa de Leis)  é importante, porque desperta a curiosidade do jovem para saber como funciona o Parlamento”, considerou o parlamentar.


Estudantes no Plenário, um dos espaços que visitaram 

O deputado também avaliou a visita como positiva para que os jovens compreendam o que faz um parlamentar e como funciona  a Casa de Leis. “Em um momento em que a visão sobre a política está deturpada, desgastada, é muito importante a gente ver uma geração interessada em conhecer o Parlamento, como funciona. Isso ajuda a formar opinião, sobretudo opinião política”, acrescentou Lidio Lopes.

Os alunos andaram por diferentes ambientes da Casa de Leis, iniciando a aula “peripatética” (em que se aprende caminhando) no saguão. Conheceram a galeria dos presidentes e o museu de objetos da história do Parlamento. Depois, passaram pelo Plenarinho Deputado Nelito Câmara e pelo Plenário Deputado Júlio Maia. Nesses locais, o deputado Lídio Lopes explicou o funcionamento da ALEMS, a distribuição das cadeiras por blocos e partidos, a tramitação de projetos de leis, entre outros assuntos. Os estudantes participaram com perguntas e comentários.


Raíssa fez perguntas e disse se interessar muito por política

Entre as perguntas feitas no Plenário, uma veio da estudante Raíssa Nogueira Teixeira, 14 anos, que está no 1º ano do Ensino Médio. Ela quis saber quem faz e como se faz um projeto de lei. Para ela, estar numa Casa de Lei, espaço em que se debate e define leis e políticas públicas, foi muito importante. “Gosto muito de política, tenho muita curiosidade. Mas eu conhecia nada, não sabia das redes sociais daqui, nada... Então, na minha cabeça, todas as coisas eram decididas de forma oculta. Mas agora eu conheci o lugar onde as decisões são tomadas”, disse a estudante.

No último ano do Ensino Médio e com projeto de cursar Direito, a estudante Isadora dos Santos considerou a visita uma verdadeira aula. Para ela, aula é onde se aprende, independentemente do espaço. “E eu acho que todo cidadão tinha que ter essa experiência, porque todo mundo faz parte da sociedade. E a Assembleia Legislativa influencia diretamente na sociedade. Acho que todo mundo devia ter esse interessante, saber como funciona”, comentou a estudante, que também elogiou a recepção na Casa de Leis.


Isadora, que quer fazer Direito, disse que a visita foi uma aula

Aulas diversificadas

Aula acontece em qualquer espaço e professor é professor em qualquer lugar. E foi assim que os educadores, de diferentes áreas, aproveitaram a visita como forma de aprofundamento da aprendizagem. Para a professora de matemática atemática, Carla Graciela dos Santos, a visita à Assembleia oportunizou que os estudantes reconhecessem na arquitetura e nos ambientes do prédio conceitos matemáticos trabalhados em aula. “Eles estudam geometria, que engloba a arquitetura. E a matemática é a mãe da arquitetura. Aqui eles puderam reconhecer, na arquitetura, o conhecimento matemático trabalhado em sala de aula”, disse.

A professora de história, Juliane Rissotto, enfatizou a importância da visita para o aprofundamento do conhecimento político, complementando os conteúdos de suas aulas. “É muito importante conhecer uma Casa de Leis. Eles já estão entrando no processo de votarem. Então para eles é importante conhecer como funciona um Parlamento. Isso os ajuda a terem mais consciência sobre as decisões que irão tomar”, afirmou.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.