Projeto de Lei institui Acervo do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de MS

Imagem: A deputada Lia Nogueira (PSDB) apresentou durante a sessão ordinária desta quarta-feira (31)
A deputada Lia Nogueira (PSDB) apresentou durante a sessão ordinária desta quarta-feira (31)
31/05/2023 - 10:11 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

A deputada Lia Nogueira (PSDB) apresentou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (31), Projeto de Lei 179/2023, que institui o Acervo do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

“O projeto tem o objetivo de implementar um acervo de locais, prédios, bens públicos, parques naturais e outras obras da natureza, que devem ser lembradas, catalogadas e preservadas por todos. A ideia é conscientizar a população sobre a importância de preservar estes locais para as futuras gerações”, destacou a deputada.

Os bens, prédios e parques deverão ser identificados com placa, que deverá ter a seguinte frase: “Esse patrimônio é meu, é seu, é nosso. Preservar o patrimônio é manter viva a história para as futuras gerações”.  Também deverá constar QR que contenha informações sobre a história e as peculiaridades daquele local ou patrimônio público. O acervo digital poderá deverá ser disponibilizado na plataforma MS Digital.

“Na prática, será criada uma verdadeira rota cultural e turística, na qual a população poderá ter a um click de distância a história do Mato Grosso do Sul em suas mãos. Será um passeio em um museu sem paredes. Este projeto representa uma grande oportunidade para o governo fomentar a cultura e o turismo no Estado, com um custo insignificante, já que a proposta não exige grande aplicação de recursos, sendo necessário o investimento apenas na confecção e implantação de placas e no desenvolvimento de uma plataforma online para inclusão do patrimônio histórico, cultural e natural”, defendeu Lia.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.