Acadêmicos de Direito da UFMS e estudantes de Chapadão do Sul visitam a ALEMS

Imagem: Deputado Paulo Corrêa recebeu falou sobre os trabalhos legislativos aos estudantes
Deputado Paulo Corrêa recebeu falou sobre os trabalhos legislativos aos estudantes
08/11/2023 - 12:51 Por: Glaucia Jandre   Foto: Wagner Guimarães

Acadêmicos do 3º, 4º e 5º semestres do Curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) estiveram, na manhã desta quarta-feira (8/11), em visita às dependências do Legislativo Estadual e assistiram parte da sessão plenária. Os alunos e professores foram recebidos pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB), que destacou a importância das visitas institucionais. “Receber os alunos de Direito ajuda a fortalecer a Democracia e nos aproximar ainda mais da população. O professor e jurista Luís Henrique Volpe, que organizou a visita, ajudou muito a Assembleia para a modernização no período da pandemia, para a continuidade dos nossos trabalhos”, argumentou o 1º secretário da ALEMS. 


Deputado Paulo Corrêa e Luís Henrique Volpe

com os visitantes esta manhã

Volpe é coordenador de Práticas Jurídicas na universidade e acredita que a visita colabora para o aprendizado em sala de aula. “É muito importante que os alunos conheçam o dia-a-dia dos órgãos públicos e o debate, a dinâmica, a sessão plenária e o funcionamento do processo jurídico, e isso justifica nossa visita”, apontou o professor.

“Este momento é importantíssimo, o professor doutor Luis Henrique Volpe Camargo foi quem, na minha gestão como presidente, me ajudou a modernizar a Casa de Leis num momento dificílimo da pandemia. Nós operamos pela primeira vez sob a coordenação do doutor Luis Henrique com a plataforma zoom e, dali para frente, conseguimos tocar a ALEMS sem prejuízo para o bom andamento do nosso Estado. Além disso, temos a modernização e a questão da informatização da Secretaria de Assuntos Legislativos e Jurídicos que também foi realizada por ele e pelo doutor Fábio Camilo, que hoje nos sucede na posição. Então fizemos escola aqui dentro e o doutor Luis Henrique, que é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é uma pessoa que tem o respeito até porque participou ativamente da elaboração do Código Civil Brasileiro. Eu acho que é muito importante para a nossa Casa de Leis ser conhecida e vários alunos aqui confessaram hoje que nem sabiam ou nunca tinham entrado na Assembleia Legislativa. É uma forma de mostrarmos o nosso trabalho e o Parlamento se sente honrado com essa visita”, enfatizou o deputado Paulo Corrêa.

Os alunos receberam informações sobre o funcionamento e as atividades dos setores administrativos, visitaram as dependências dos gabinetes, as galerias de artes e fotos, o Plenário Deputado Júlio Maia e entenderam como é o procedimento para a elaboração de proposituras que tramitam na Casa de Leis.

O acadêmico do 9º semestre, João Vítor Santana, ressalta que as visitas vêm ao encontro da necessidade de conhecimento das práticas jurídicas. “A Assembleia Legislativa é de fundamental importância porque é aqui se debatem as necessidades do povo sul-mato-grossense e elaboram as leis que ajudam no bom funcionamento de todo o Estado”, ressaltou o futuro advogado. 

Já na quinta-feira (9/11), a visita foi do município de Chapadão do Sul, com 32 alunos do Projeto Música e Arte. Também foram recebidos pelo deputado Paulo Corrêa, que conversou com os alunos e atendeu os professores. "Estar aqui na Assembleia e compreender como é o trabalho deste Poder acrescenta muito no nosso trabalho", justificou o coordenador Marcos André Silva. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Chapadão e oferece gratuitamente aulas de música, arte, teatro e contação de histórias.

Visita Institucional

Instituições públicas e privadas podem agendar uma visita ao Legislativo entrando em contato com a Gerência de Cerimonial da ALEMS, por meio do contato: (67) 3389-6359/6232. A Assembleia Legislativa fica no Palácio Guaicurus, situado na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Bloco 9, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

*Texto atualizado às 10h29 do dia 9 de novembro de 2023.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.