Mulheres notáveis são homenageadas por Coronel David com Troféu Celina Jallad

Imagem:
07/03/2024 - 09:24 Por:    Foto:

O deputado estadual Coronel David (PL) entrega o Troféu Celina Jallad nesta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em reconhecimento ao Dia Internacional da Mulher. Este ano, suas homenageadas são a tenente-coronel Cleide Maria, destacada por seu trabalho na Polícia Militar, e a pedagoga Maria Túlia Bertoni, reconhecida por seu engajamento na divulgação da doutrina espírita e no serviço à comunidade, especialmente às pessoas com hanseníase.

O Troféu Celina Jallad, criado em memória da ex-deputada Celina Martins Jallad, celebra o legado das mulheres que contribuíram para o desenvolvimento do estado em diversas áreas.

“São mulheres que contribuíram para o desenvolvimento do estado em suas áreas profissionais e merecem este reconhecimento pela Casa de Leis”, afirma Coronel David sobre suas indicações à honraria. 

Homenageadas

A tenente-coronel Cleide Maria, comandante da 6ª CIPM, possui uma extensa trajetória na Polícia Militar, sendo reconhecida por sua experiência em diversas áreas, incluindo Segurança Pública e gestão logística. Sua dedicação e paixão pelo serviço foram destacadas, especialmente em iniciativas como o Promuse (Programa Mulher Segura da PMMS), reafirmando seu compromisso voltado também ao atendimento diferenciado às mulheres da região do Bandeira, em Campo Grande.

Cleide ressalta ser uma honra sua indicação por Coronel David que segundo ela representa grandes feitos ao estado, sobretudo na Segurança Pública. “Receber esta homenagem que leva o nome de uma mulher tão empoderada, ao lado de outras mulheres também de relevância social, só me motiva a continuar o meu trabalho e empoderar tantas outras mulheres para que a gente possa ocupar o lugar que quiser.”

A tenente-coronel atuou em diversas áreas institucionais na capital e no interior, se destacando sobremaneira no trânsito da capital, nas cidades de São Gabriel do Oeste e Aquidauana.

Maria Túlia Bertoni, prima em segundo grau de Celina Jallad, é reconhecida pela contribuição à doutrina espírita e por seu serviço à comunidade, especialmente às pessoas afetadas pela hanseníase. Sua trajetória como presidente da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul e seu compromisso com a SIRPHA, (Sociedade de Integração e Reabilitação da Pessoa Humana) por mais de 10 anos foram destaques para sua indicação.

“Eu fiquei muito emocionada, não esperava ser indicada porque as coisas que eu fiz e que faço seriam mais uma obrigação do que um mérito. Celina Jallad é minha prima e participei de todo o trabalho que ela teve. Hoje ela dá nome a esse Troféu tão importante. Agradeço ao Coronel David e à sua esposa, a Dra. Ana Arminda Garcia pela indicação”, comemora Maria Túlia.

Celina Martins Jallad foi deputada estadual e a primeira mulher a fazer parte do grupo de conselheiros do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado). Faleceu em 28 de fevereiro de 2011.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.