Fazendo Arte tem Manoel de Barros, Morenão, vinis e celebração ao livro infantil

Imagem: Revitalização da escultura do poeta Manoel de Barros, feita pelo artista Ique, está entre os assuntos do programa
Revitalização da escultura do poeta Manoel de Barros, feita pelo artista Ique, está entre os assuntos do programa
16/04/2024 - 15:08 Por: João Grilo   Foto: TV ALEMS

A edição de abril do programa Fazendo Arte, que entrou na grade da TV ALEMS neste sábado (13), às 7h30, traz diversos assuntos ligados à cultura regional. Tem reforma do estádio Morenão, revitalização da escultura do poeta Manoel de Barros, em Campo Grande, homenagem à organização Sukyo Mahikari, colecionadores de vinis, curiosidades a respeito da tarologia, representatividade dos povos indígenas por meio da aldeia urbana Marçal de Souza e celebração ao livro infantil e a Monteiro Lobato. 


Deputado Pedrossian Neto confere obras no Morenão

(Foto: Assessoria Parlamentar) 

A cultura do esporte, principalmente do futebol, é apreciada por milhões de pessoas em todo o mundo, sendo difundida especialmente nos estádios. Em Mato Grosso do Sul, o Morenão, maior estádio universitário da América Latina, está parado desde 2017, e a demora na reforma tem acarretado problemas e prejuízos ao esporte local. Por conta disso, a ALEMS realizou audiência pública em 29 de fevereiro, proposta pelo deputado Pedrossian Neto (PSD). 

Pesando cerca de 400 quilos, o monumento de bronze em homenagem ao poeta Manoel de Barros, localizado no canteiro da avenida Afonso Pena, entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino, na região central de Campo Grande, foi inaugurado em dezembro de 2017, sendo que em abril de 2021, um dos pés do escritor foi arrancado e furtado por vândalos. Na primeira quinzena de março deste ano, a estátua ganhou revitalização e nova iluminação cênica, realizadas pelo artista plástico campo-grandense Ique, autor original da obra. Ele e Melly Sena, gerente de patrimônio histórico e cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, falam ao Fazendo Arte sobre essa ação. 

O programa ainda aborda a organização Sukyo Mahikari, movimento global que promove a paz, a felicidade e o bem-estar da humanidade, por meio de sessão solene realizada na ALEMS, proposta pelo deputado Junior Mochi (MDB). Sua prática espiritual surgiu no Japão e se expandiu por todo o mundo, sendo que em Mato Grosso do Sul envolve quase dois mil praticantes, conforme informações do grupo administrativo regional da entidade. 


Sessão solene na ALEMS homenageou organização Sukyo Mahikari 

(Foto: Wagner Guimarães)

Vinis, tarô, indígenas e livro infantil

O disco de vinil é considerado um marco na história do entretenimento musical, ajudando a criar novos hábitos, seja entre os ouvintes e produtores musicais. Foi desenvolvido em meados da década de 1940, permane

cendo popular em todo o mundo até o surgimento do CD e outras mídias mais avançadas. Seu dia é celebrado em 20 de abril, em homenagem ao músico Ataulfo Alves, que morreu em 1968, exatamente nessa data. O Fazendo Arte aborda a importância dos discos para a cultura, por meio dos colecionadores Carlos Luz e Doralice Alves. 


Doralice Alves possui coleção com quase 20 mil vinis

A cartomancia é o estudo da adivinhação por meio de cartas e nessa perspectiva há o tarô, que busca trazer respostas certas e objetivas aos questionamentos da vida.     Não é uma religião, mas um oráculo e baralho composto por 78 cartas que ajudam no processo de autoconhecimento e apontam alguns caminhos. A servidora pública Carol Wunder, adepta dos estudos do tarô, explica ao Fazendo Arte um pouco mais a respeito desse universo, desmistificando alguns mitos criados. 

Já o Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril e para falar um pouco a respeito de sua representatividade para a cultura, o Fazendo Arte conta com a participação do cacique Josias Ramires, responsável pela aldeia urbana Marçal de Souza, localizada em Campo Grande, que também destaca algumas curiosidades do local. 


Carol Wunder desmistifica mitos criados a respeito da tarologia

O Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado em 18 de abril, exatamente na mesma data em que nasceu o escritor Monteiro Lobato, considerado o criador da literatura infanto-juvenil brasileira. Por conta disso, a psicóloga Aline Reis, professora da UFMS e autora de obras psicoterapêuticas voltadas a esse público, fala ao Fazendo Arte a respeito da importância dessa data para o universo cultural e também sobre a representatividade das publicações infanto-juvenis como ferramentas na construção do saber. 

Para finalizar o programa, o duo ‘Singular’, formado por Rebeca Felix e Dan Dias, executa a canção ‘Sítio do Picapau Amarelo’, composta por Gilberto Gil. 

Fazendo Arte

Para valorizar o universo cultural regional, o programa ‘Fazendo Arte’ mostra produções sobre artistas e movimentos que enriquecem a cultura sul-mato-grossense. Produzido e apresentado pelo jornalista João Humberto, o programa pode ser assistido na TV ALEMS pelo canal 7.2 nas segundas às 18h30, quartas às 17h15, quintas às 14h, sábados às 7h30 e domingos às 12h45. Também pode ser visto no YouTube da Casa de Leis.

Confira o programa na íntegra:


 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.