Teruel concede título a filósofo e causa repercussão internacional

25/08/2004 - 01:13 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

Terminou há pouco a solenidade de entrega de título ao filósofo budista Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai International - SGI. A homenagem prestada pelo deputado Pedro Teruel - PT, presidente da comissão de trabalho, Cidadania e direitos Humanos da Assembléia Legislativa, é o 370º título que o pensador japonês recebe em todo o mundo. A data de hoje (24/08) também tem significado especial para Ikeda, pois marca a entrada do atual presidente na ONG. A repercussão da entrega tomou proporções internacionais e foi notícia da capa do jornal Seikyo Shinbum, com tiragem de 6 milhões e 500 mil exemplares no Japão.

<P>Daisaku Ikeda enviou uma mensagem de agradecimento ao título e dizendo que a homenagem é um incentivo para o movimento de paz, educação e cultura que a SGI vem promovendo no Brasil e em outros 189 países.

<P>A cerimônia contou com a participação do presidente da Brasil - SGI, Eduardo Taguchi, do coordenador regional estadual da BSGI, Celso Hana e do coordenador regional metropolitano da ONG, Osório Caetano de Oliveira.

<P>Confira na íntegra o discurso do deputado Pedro Teruel:
<i>
<P>Trabalhar pela paz certamente exige dedicação e esforço maiores que aqueles que empregamos em outros objetivos. Talvez porque as tantas imperfeições humanas apresentam-se como sombras permanentes em toda e qualquer paisagem, desafiando o equilíbrio e fomentando as diferenças. É preciso, portanto, antes de tudo, pensar o ser humano não apenas como um mero instrumento, mas sim, como a energia, em forma e conteúdo, geradora da harmonia dentro de si próprio e com o próximo.
<P>

Aqueles aos quais a vida reservou esse privilégio, de semear sabiamente a vitória da paz, educando seus semelhantes, merecem o respeito e admiração de cada um de nós, que somos, em verdade, os grandes beneficiados.
<P>

Dentre esses arautos da paz, destaca-se Daisaku Ikeda, que a partir de hoje torna-se de fato – já que, de direito, há muito é considerado – Cidadão Sul-Mato-Grossense. Honraria, que indiscutivelmente, sem falsa modéstia, engrandece o currículo até mesmo de quem, como ele, se transformou em cidadão do mundo.

<P>
Presidindo há quase trinta anos a Organização Não Governamental Soka Gakkai Internacional, cuja atuação é marcante e reconhecida nos quatro cantos do planeta e em nosso país desde 1960, Daisaku Ikeda recebeu o Título de Cidadão Honorário do Município de Campo Grande em 2001 e a Moção de Congratulações da Cidade de Dourados no ano seguinte, sendo agora homenageado por toda a família sul-mato-grossense não por acaso.
<P>

Ao firmar parcerias com respeitadas instituições de nosso estado, promovendo eventos ligados aos direitos humanos, ao meio ambiente, à educação e à cultura em geral, a Soka Gakkai, tem contribuído sobremaneira para a iluminada missão de humanizar nossa terra – tarefa inesgotável, que requer permanente atenção e investimento para fazer frente às tantas ameaças à civilidade que insistem em brotar em meio à nossa colheita.
<P>

Há poucos dias, nesta mesma Casa de Lei, também homenageamos com o título honorífico de Cidadão Sul-Mato-Grossense, o grande campeão da paz, o papa João Paulo II, que prega a educação para a paz como a melhor forma de alcançá-la.
<P>

Como se vê, a língua falada pelos alquimistas da tão ansiada fórmula da paz é a mesma, tendo como ingrediente principal a educação, entendida em seu conceito mais amplo, definido por mestre Houaiss em seu dicionário como sendo a aplicação de métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano.
<P>

Ao promover e proteger a cultura, pregar a alegria como antídoto para degradação e a amizade como fator de transformação social, Daisaku Ikeda nos estimula a alimentar a solidariedade entre os povos e as nações, única maneira verdadeiramente eficaz de neutralizar os mercenários das guerras e das injustiças sociais.
<P>

Incentivando indivíduos, segmentos e comunidades inteiras a abraçar a dignificante missão do voluntariado, reforça os elos de fraternidade a que fomos apresentados desde a tenra infância, mas que, com a chegada do pretenso amadurecimento, muitas vezes acabamos por relegar a um plano inferior àquele ocupado pelo individualismo cultivado nos tempos modernos.


<P>Em sua Proposta de Paz 2004, Daisaku Ikeda nos dá mais uma prova da lucidez e da serenidade que têm caracterizado suas propostas. Defende o fortalecimento e a reforma das Nações Unidas, o desarmamento nuclear e a expansão e o aumento da segurança humana, que, tanto quanto se faz em relação ao Estado, deve garantir às pessoas proteção contra a pobreza, a poluição ambiental, a violação dos direitos humanos, a discriminação, a falta de acesso à educação e ao saneamento, entre tantos outros.

<P>
Ao fundar a Sokka Gakai em 1975, o senhor Ikeda conclamou: "Em vez de almejar o florescimento próprio, devotem-se a plantar as sementes da paz pelo mundo inteiro. Prometo que também farei o mesmo".
<P>
A promessa foi cumprida e Mato Grosso do Sul orgulha-se de poder confirmá-la e aplaudi-la.


<P>Muito obrigado.

</i>
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.