Divulgada lista dos homenageados com Comenda Wilson Fadul

Imagem: Deputados e homenageados em 2011.
Deputados e homenageados em 2011.
24/04/2012 - 14:50 Por: João Prestes    Foto: Giuliano Lopes

Foi publicada na edição desta terça-feira (23/4) do Diário Oficial da Assembleia Legislativa a relação dos homenageados com a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul. A sessão solene para a entrega da comenda será nesta quinta-feira (27/4). A proposição tanto do evento quanto da honraria é do deputado estadual Felipe Orro (PDT).

“A Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul homenageia trabalhadores tanto do setor público quanto privado, profissionais liberais, sindicalistas, empresários cujas ações tenham contribuído para a melhoria das relações e condições de trabalho. Mato Grosso do Sul é o pioneiro no país a homenagear o trabalhador”, explicou o deputado.

Neste ano, serão homenageadas 23 personalidades indicadas pelos deputados estaduais. Entre elas os empresários Ueze Elias Zahran e Oswaldo Possari, sindicalistas como o vice-presidente da Força Sindical de Mato Grosso do Sul, Estêvão Rocha dos Santos e o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Roberto Botareli; e o pedreiro Bartolomeu Queiroz Anastácio, que ficou conhecido em todo o Brasil por ter conseguido passar no vestibular do campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) de Aquidauana, onde está cursando Matemática.

Também haverá uma homenagem especial ao ex-deputado federal Nelson Trad, que era amigo de Wilson Fadul e fez o discurso em sua homenagem na sessão solene de maio do ano passado. Acometido por problemas de saúde, Fadul não pode comparecer à sessão e pediu a Trad para representá-lo. Cinco meses depois, Fadul faleceu no Rio de Janeiro, onde vivia com a família. Nelson Trad morreu dois meses após o amigo, em dezembro do ano passado. O discurso que fez em homenagem a Fadul foi seu último pronunciamento público.

“Além de ter militado no trabalhismo, inclusive ao lado de Wilson Fadul, Nelson Trad nos legou uma vida exemplar: foi um trabalhador incansável, quer seja no exercício dos vários cargos públicos que ocupou, ou quando privado de seus direitos políticos pela ditadura, atuou como advogado. Ao morrer deixou algo muito mais valioso que uma fortuna, deixou um nome honrado”, disse o pedetista.

A cerimônia de entrega da Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul terá início às 19h30, no plenário Deputado Júlio Maia da Assembleia Legislativa.

Confira a lista completa dos homenageados neste ano:

Nelson Trad (in memorian), Alberto Schlatter, Anísio Pereira Tiago, Antonio Freire, Arion Aislan de Souza, Bartolomeu Queiroz Anastácio, Celso Adriano Gomes da Rocha, Demétrio Ferreira de Freitas, Estevão Rocha dos Santos, Iaci Terezinha Rodrigues Azamor Torres, Jenir Neves Silva, Marcos Roberto Campos de Souza, Maria Antônia Rodrigues, Orlando Gressler, Oswaldo Possari, Paulo César Gabriel da Silva, Roberto Magno Botareli Cesar, Sebastião José da Silva, Sérgio Irineu Bolzan, Solange Valcanaia Brum, Ueze Elias Zahran, Victorino Martos Caetano Fonseca e Vinicios Giusti de Andrade.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.